Sala de Ideias

Queda de cabelo é normal?

14/07/2023
Queda de cabelo é normal? | Jornal da Orla

Bruna Medeiros

Ter uma queda diária de cabelo é completamente normal e natural, comum à maioria das pessoas; e muitas vezes as pessoas se preocupam, entretanto, faz parte do ciclo de crescimento capilar que inclui 3 fases: Fase de crescimento ativo (Fase anágena), Fase de transição (Fase catágena) e a Fase de repouco (Telógena), que é justamente a fase que o cabelo está destinado a cair para dar espaço a um novo fio que irá crescer no mesmo folículo capilar.

Uma pessoa saudável em média, pode chegar a perder de 50 a 100 fios de cabelo por dia. Perda que fica evidente durante o banho, ao pentear o cabelo ou ao acordar pela manhã e observar fios soltos no travesseiro. Mas isso não significa necessariamente que algo está errado.

Vários fatores podem influenciar a quantidade de fios de cabelo perdidos por dia, alguns deles são: fator genético, ou seja, a pessoa geneticamente tem mais propensão a perder cabelo; idade, estresse, dieta e algumas condições clínicas podem afetar a saúde capilar.

Podemos destacar alguns nutrientes que podem contribuir para a saúde capilar, são eles: proteína, pois o cabelo é composto principalmente de proteínas, portanto, é importante garantir uma oferta proteica adequada às suas necessidades. Encontramos proteína nas carnes, ovos, peixes e leguminosas. Vitaminas do complexo B, como a biotina e niacina (B7 e B3) também são essenciais, encontramos nos ovos, grãos integrais e sementes, já a vitamina C ajuda a proteger contra o estresse oxidativo, podendo consumi-la através da laranja, acerola e morango.

É importante destacar que a queda diária de cabelo não deve ser motivo de pânico, a menos que haja uma perda excessiva, com grandes tufos de cabelo ou mesmo sinais de rarefação capilar visível, neste caso é importante procurar um profissional.

Fora esses casos, a queda diária de cabelo portanto, é um processo natural e normal, mas nada te impede de caprichar na ingestão dos alimentos que possuem os nutrientes que beneficiam a saúde capilar, manter-se hidratado, além de evitar o uso excessivo de produtos químicos e proteger o cabelo dos danos causados pelo sol.

*Bruna Medeiros – CRN 3: 4548-5. Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.