Saúde e Beleza

Quarto ano de medicina

27/02/2023
Pixabay

A turma que finalizou o quarto ano de medicina em 2022 teve o primeiro ano totalmente presencial após a pandemia e antes disso tiveram as aulas presencias somente no início do primeiro ano de calouros em 2019e logo chegou o isolamento imposto pelo COVID-19 e o distanciamento social com provas e aulas online.

O quarto ano é o conhecido por ser o mais difícil de todos os anos da faculdade de medicina e “chegar nele após a pandemia foi assustador”, segundo a alunaGiovana Lopes, de 23 anos, atualmente acadêmica do quinto ano de Medicina na Faculdade de Ciência Médicas de Santos.

O quarto ano é o segundo ano do ciclo clínico, nele temos contato com as especialidades como um todo e não somente em partes, como no terceiro ano.

A grade do quarto ano é composta por cinco matérias básicas, sendo elas pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina da família, clínica médica e clínica cirúrgica. Dentro da clínica médica temos as seguintes especialidades: dermatologia, gastroenterologia, pneumologia, neurologia, cardiologia, endocrinologia, reumatologia, nefrologia, infectologia e geriatria. Assim como a clínica médica, a clínica cirúrgica também é dividida em especialidades, sendo elas: gastrocirurgia, ortopedia, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular e cirurgia torácica. Os alunos passam um semestre dentro de cada especialidade e tem provas específicas para cada uma, porém a nota é uma média geral de todas as especialidades.

Segundo a percepção da aluna: “O quarto ano é o mais difícil sem dúvidas, porém foi o ano que mais aprendi. Conseguimos conhecer melhor as especialidades e ter uma ideia melhor do que mais gostamos e apesar da rotina puxada e a quantidade estrondosa de matéria, foi possível dar conta de tudo sem deixar a vida social e os treinos da atlética de lado.”

 

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço