Sala de Ideias

Quanto mais suplementos, melhor?

05/02/2024
Depositphotos

Maria Clara Sinieghi

Atualmente muitas pessoas acabam utilizando uma lista gigante de suplementos, visando melhorar desempenho, estética, saúde… mas será mesmo que precisamos de tudo isso?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) define suplementos como “produto para ingestão oral, apresentado em formas farmacêuticas, destinado a suplementar a alimentação de indivíduos saudáveis com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos, isolados ou combinados”. Com isso, esses produtos têm por finalidade complementar uma deficiência na alimentação.

Muitos suplementos têm pouca ou nenhuma comprovação científica de eficácia. Suplementos como whey e creatina, por exemplo, mesmo com comprovação, não são indispensáveis. Eles podem complementar sua alimentação, caso necessário. A real necessidade desses suplementos depende da sua individualidade: como está sua rotina, seus hábitos alimentares, treinos, exames, dentre outros.

O uso incorreto ou desnecessário dos suplementos pode acarretar em prejuízos para a saúde e até mesmo desempenho. No caso de atletas, além do desempenho, também deve-se ter atenção a possíveis contaminantes, que podem ser considerados doping e prejudicar sua carreira.

Então, procure profissionais que busquem compreender todo o seu contexto, e que te ajude a ajustá-lo diante dos seus objetivos, mas sem precisar sair com uma lista extensa de suplementos para tomar, sem necessidade. Também é importante questionar o que é, e o porquê daqueles suplementos indicados pelo profissional. Afinal, é seu direito saber o que você está consumindo e se é realmente necessário para sua realidade.

Maria Clara Sinieghi – CRN3: 69546/P

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço

Tags: