Alta Rotação

Quando será o fim da hegemonia das equipes de Fórmula 1?

16/06/2023
Quando será o fim da hegemonia das equipes de Fórmula 1? | Jornal da Orla

A Fórmula 1 é um esporte marcado por hegemonias de equipes. Nas últimas duas décadas, predominavam a Ferrari, RBR e Mercedes… atualmente a RBR novamente. E por isso, Stefano Domenicali, presidente da categoria, quer tonar a F1 mais diversificada e competitiva. No entanto, ele diz que não quer fazer isso na base da “canetada”.

Segundo Domenicali, não faz muitos anos que as regras mudaram e com certeza vão mudar de novo. “A F1 sempre foi um esporte cíclico, nos quais as equipes foram muito dominantes e aí outras agregavam à equação. Então eu diria que nosso objetivo deve ser, por uma abordagem estratégica, garantir que esses ciclos sejam mais curtos no futuro. Porque isso significa que 20 carros ou independente de quantos sejam, estejam de fato competindo. É o que eu gostaria de ver como detentor dos direitos comerciais, mas também um amante do esporte”, declarou o dirigente.

Domenicali sabe que é inerente da Fórmula 1 ter equipes que dominam o campeonato, mas é contra a possibilidade de instituir regras que tentem acabar, a curto prazo, com a evolução da RBR. “Não é correto, nem justo. A diferença é entre uma equipe e as outras; enquanto as outras estão muito perto umas das outras, um time, a RBR, fez um trabalho incrível. É um trabalho de meritocracia, então precisamos considerar isso. E é verdade que a diferença é grande, mas temos que ser prudentes porque as coisas na vida mudam muito rápido”, afirmou.

A RBR atualmente lidera o Mundial de equipes e se continuar como está, garante o seu sexto título. Domenicali espera que esse cenário mude de forma espontânea. “Tenho certeza de que as outras equipes estão avaliando como podem avançar com seu desenvolvimento, dentro do teto de gastos. Seria interessante ver que a curva de desenvolvimento da equipe que hoje lidera seja reduzida, porque no fim do dia eles fizeram um trabalho melhor à curto prazo”, apostou o dirigente.

Eu fico por aqui. Até a próxima!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.