Saúde

Primeira cirurgia robótica da região será realizada na Santa Casa de Santos

11/01/2022
Divulgação/Santa Casa de Santos

Robô Da Vinci Xi será utilizado em cirurgia de remoção da próstata em paciente com 66 anos

A Santa Casa de Santos está prestes a fazer história na saúde da Baixada Santista. No sábado (15/1), às 7h, será realizada a primeira cirurgia robótica da região com o robô Da Vinci Xi, recém adquirido pelo hospital. As cirurgias robóticas são procedimentos minimamente invasivos, onde braços robotizados realizam pequenas incisões nos pacientes e, com exímia precisão, operam com instrumentos acompanhados de uma câmera.

O coordenador do Projeto de Robótica da Santa Casa, Matheus Paiva de Miranda, será o médico a realizar a primeira cirurgia robótica em um paciente de 66 anos com o procedimento de remoção da próstata.

Indicações

O robô Da Vinci Xi é controlado por médicos cirurgiões especializados, que manipulam o procedimento por meio de uma mesa de comando, denominada console do cirurgião. Esta modalidade de cirurgia é considerada amplamente segura e oferece muitos benefícios, como a rápida recuperação do paciente, menor sangramento, menor tempo de internação hospitalar e menor risco de infecções.

As principais especialidades que utilizam esta modalidade de cirurgia são as de tórax, de cabeça e pescoço, ginecologia e urologia, do aparelho digestivo e bariátrica.

Da Vinci Xi

Desenvolvido pela Intuitive, marca líder no segmento de robótica assistida, o sistema cirúrgico do robô Da Vinci Xi possui tecnologia de última geração, que inclui visão 3D de alta definição, instrumentos articulados, em formato modular e adaptável, com maior acesso anatômico, facilidade de uso e integração completa, permitindo um novo padrão de cirurgia minimamente invasiva.