Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) com 242 voluntários divulgado pela revista científica Sports Medicine Open mostrou que a prática regular de exercício físico desde a infância traz benefícios permanentes para a saúde do coração durante toda a vida.
A pesquisa analisou 242 voluntários, com média de 40 anos, que relataram seu histórico de prática esportiva e passaram por testes para avaliar a modulação autonômica cardíaca.
Os voluntários usaram sensores para monitorar os batimentos cardíacos e um acelerômetro preso à cintura por uma semana para medir a atividade física.
Os resultados mostraram que aqueles que praticaram esportes na infância ou adolescência apresentaram melhores indicadores de modulação autonômica cardíaca e parassimpática, independentemente do nível de atividade física atual.
Como a atividade física ajuda a saúde do coração?
De acordo com o médico cardiologista Roberto Yano, a prática regular de exercício físico atua em diversas frentes para fortalecer o sistema cardiovascular.
“Fazer exercício regularmente é uma ótima maneira de prevenir problemas cardíacos, e ele age de várias formas para isso, por exemplo, melhorando a circulação, fortalecendo o coração e ajudando a controlar a pressão alta, o colesterol e o peso”.
“Além disso, os exercícios também mantêm os níveis de açúcar no sangue equilibrados, o que também protege o coração e melhora o seu funcionamento ao longo da vida”, explica o especialista.
5 formas de cuidar da sua saúde do coração
1 – Alimentação saudável, controlando o consumo de gordura, sódio e açúcares;
2 – Controle do estresse;
3 – Sono de qualidade;
4 – Evitar o consumo de cigarro e álcool;
5 – Faça check-ups médicos regulares.
LEIA MAIS
Atividade física e prevenção do câncer: benefícios dos exercícios para a saúde