Saúde

Por que os cabelos ficam grisalhos?

27/05/2022
Por que os cabelos ficam grisalhos? | Jornal da Orla

Os fios ficam brancos por causa da melanina, pigmento responsável pela coloração

Ficar com os cabelos grisalhos faz parte do processo de envelhecimento do organismo de maneira global. Os fios ficam brancos por causa da melanina, pigmento responsável pela coloração. Mas não existe uma idade exata para que se inicie o aparecimento da canície (nome científico para os cabelos brancos).

 

O que dá ao cabelo sua cor natural?

A melanina, o pigmento marrom/preto ou amarelo/vermelho que tinge a pele e os olhos, também dita a tonalidade do seu cabelo. Assim como a mistura de tintas, “a quantidade e a combinação de melanina determinam a cor do cabelo”, diz a dermatologista Wilma Bergfeld.

 

Por que o cabelo fica grisalho?

Os cabelos grisalhos são realmente cabelos com melanina reduzida, enquanto os cabelos brancos carecem completamente dela. Isso se deve em parte a um declínio gradual no número de células-tronco que amadurecem para se tornarem células produtoras de melanina. Os cientistas não têm certeza do porquê. As células podem se desgastar, ficar danificadas ou perder os sistemas de suporte destinados a mantê-las funcionando. Os genes também são um fator, pois ajudam a controlar a produção de melanina.

Níveis baixos de ferritina sérica, vitamina B12, vitamina D3 e cobre, podem estar relacionados ao aparecimento precoce de cabelos brancos.

 

Como evitar que o cabelo fique grisalho?

Até o momento, não existe nenhuma terapia que se comprove totalmente eficiente para evitar este processo natural de envelhecimento dos fios de cabelo, que os tornar grisalhos.

Cientistas experimentando com camundongos recentemente mostraram que três genes específicos podem ajudar a manter um número estável de células produtoras de melanina. Ao manipular os genes, os pesquisadores impediram ou reduziram os cabelos grisalhos nos camundongos. Mas nenhum produto baseado na pesquisa está disponível atualmente.

 

Estresse e medo não fazem cabelo ficar grisalho

O estresse ou o medo não fazem o cabelo perder a cor de repente. Relatos históricos afirmam que o estadista britânico Sir Thomas More e a rainha francesa Maria Antonieta ficaram brancos durante a noite enquanto aguardavam a execução. Mas os dermatologistas dizem que a explicação provável é que a tintura de cabelo à base de vegetais ou minerais foi lavada ou que eles tinham alopecia areata, uma doença autoimune que pode ser desencadeada pelo estresse e faz com que o cabelo pigmentado caia rapidamente, mas não afeta cabelos brancos, criando a ilusão de uma mudança repentina de cor.

A maioria dos cabelos grisalhos não está relacionada ao estresse. Na verdade, o cabelo não “fica” grisalho. Uma vez que um folículo piloso produz cabelo, a cor é definida. Se um único fio de cabelo começa castanho (ou ruivo ou preto ou loiro), ele nunca vai mudar de cor (a menos que você pinte seu cabelo). Seus folículos capilares produzem menos cor à medida que envelhecem, então, quando o cabelo passa por seu ciclo natural de morrer e ser regenerado, é mais provável que cresça grisalho após os 35 anos.

 

Proteja-se dos danos da inflamação crônica

A ciência provou que a inflamação crônica de baixo grau pode se transformar em um assassino silencioso que contribui para doenças cardiovasculares, câncer, diabetes tipo 2 e outras condições. Obtenha dicas simples para combater a inflamação e manter-se saudável – de especialistas da Harvard Medical School.

Embora estar sob estresse não possa alterar a cor de fios de cabelo individuais, o estresse pode desencadear uma condição comum chamada eflúvio telógeno, que faz com que o cabelo caia cerca de três vezes mais rápido que o normal. O cabelo volta a crescer, então a condição não causa calvície. Mas se a pessoa é de meia-idade e o cabelo está caindo e se regenerando mais rapidamente por causa do estresse, é possível que o cabelo que cresce seja grisalho em vez de sua cor original.

Um estudo de camundongos de 2020 demonstrou como o estresse pode fazer com que seu pelo fique cinza sob estresse. Se isso se aplica a humanos e com que frequência desempenha um papel no envelhecimento dos cabelos não está claro.

 

Doenças que causam cabelos grisalhos

A grande maioria das pessoas com cabelos grisalhos tem cabelos grisalhos relacionados à idade. No entanto, às vezes o cabelo grisalho indica uma doença, especialmente se ocorrer em uma idade particularmente jovem. Problemas de saúde que podem ser anunciados por cabelos grisalhos incluem:

  • Deficiência de vitamina B12
  • Neurofibromatose (também chamada de doença de Von Recklinghausen): este grupo de doenças hereditárias faz com que os tumores cresçam ao longo dos nervos e o desenvolvimento anormal dos ossos e da pele.
  • Esclerose tuberosa- Uma condição hereditária incomum que causa tumores benignos em vários órgãos (incluindo o cérebro, coração, rins, olhos, pulmões e pele).
  • Doença da tireóide
  • Vitiligo– Esta condição faz com que os melanócitos (as células na base dos folículos capilares que produzem a cor) sejam perdidos ou destruídos – talvez porque o sistema imunológico “falha” e ataca o couro cabeludo em vez de uma infecção.
  • Alopecia areata– Um distúrbio em que manchas de cabelo podem ser repentinamente perdidas, especialmente os cabelos coloridos (não grisalhos). Isso pode levar a grisalhos “da noite para o dia” porque os cabelos grisalhos ou brancos anteriormente presentes de repente se tornam mais óbvios. Quando o crescimento do cabelo é retomado, pode ser branco ou cinza, mas os cabelos coloridos podem eventualmente retornar.