Saúde

Doenças de pele ainda enfrentam preconceito

17/01/2014
Doenças de pele ainda enfrentam preconceito | Jornal da Orla
As doenças de pele, apesar de algumas serem muito comuns, ainda enfrentam preconceito por falta de conhecimento de boa parte da sociedade, reação que causa grande impacto sobre a autoestima do paciente. É o caso da hanseníase, da psoríase, do vitiligo e outros males visíveis, que provocam um aspecto indesejado à pele. “O esclarecimento e o acesso à informação do público em geral podem contribuir para evitar constrangimentos”, diz a médica dermatologista Christiana Blattner, que comenta sobre algumas das principais doenças de pele e os tratamentos mais avançados para controlá-las.

Hanseníase
A hanseníase é uma infecção causada pelo Bacilo de Hansen. A doença, que no passado era denominada de Lepra, apresenta como sinais e sintomas mais frequentes manchas claras em qualquer área da pele, com adormecimento. A transmissão ocorre pelas vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros). “Iniciando rapidamente o tratamento, que é feito com o uso de medicamentos, é possível evitar quaisquer sequelas graves, como úlceras e deformidades”, afirma Christiana Blattner. Apesar de o bacilo causador da doença infectar um grande número de pessoas, a maioria consegue se defender naturalmente e poucas adoecem realmente. “Assim que a pessoa doente inicia o tratamento, ela deixa de transmitir o bacilo”, esclarece a especialista.
 
Hemangiomas
Os hemangiomas são tumores benignos dos vasos sanguíneos que surgem já no primeiro ano de vida. As manchas pequenas podem ser inofensivas, porém as mais extensas podem ameaçar a vida do paciente, provocando obstrução de visão, das vias aéreas ou digestivas. “O tratamento precoce, com o uso de laser, faz com que o problema seja interrompido e reduz o risco de sequelas”, comenta a médica. “A luz do laser vira energia térmica dentro da pele e, por sua alta temperatura, coagula o vaso, destruindo-o sem causar nenhum problema, porque ele é reabsorvido pelo organismo”. 
 
Acne 
Comum especialmente durante a fase da adolescência, mas também em muitas pessoas na fase adulta, a acne em casos mais severo afeta de forma significativa a autoestima. “Jovens com um processo inflamatório agudo, com muitas espinhas no rosto, ou pessoas que ficam marcadas por vários anos pelas cicatrizes de acne, podem ter a autoestima bastante afetada pelo problema”, comenta. Por ser multifatorial, envolvendo causas genéticas, hormonais, entre outras, a acne exige vários métodos combinados para o tratamento. “O tratamento é individualizado, por isso depende da consulta do paciente com o seu médico dermatologista”, explica Christiana. A boa notícia é que até mesmo as cicatrizes mais profundas podem ser suavizadas com microenxertos, micropreenchimentos, microlixamentos, uso de laser vascular e outros procedimentos dermatológicos.
 
Psoríase
A psoríase é uma doença crônica não contagiosa que afeta aproximadamente 3% da população mundial. Atinge tanto homens quanto mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, e especialmente áreas como unhas, tronco, couro cabeludo, e inclusive articulações, com dores que simulam artrite. O tratamento pode variar entre medicações locais ou por via oral, dependendo do tipo e da extensão das lesões. “Hidratar bem a pele é indispensável, pois a psoríase frequentemente acomete articulações, como os cotovelos, que são regiões mais ressecadas”, explica a médica. Segundo ela, não se pode prevenir a doença, mas o acompanhamento médico é importante para controlar a reincidência. 

Vitiligo 
O vitiligo caracteriza-se pela diminuição ou falta da melanina, o pigmento que dá cor à pele, em certas áreas do corpo, onde aparecem manchas brancas. Estas lesões atingem principalmente cotovelos, joelhos, face, além das genitálias, mãos e pés. “Quanto mais precocemente iniciado o tratamento através de medicamentos e da fototerapia, melhor será o resultado. Apesar dos danos estéticos que acarreta, o vitiligo não causa nenhum prejuízo à saúde nem é transmitido de pessoa para pessoa”, garante Christiana Blattner.