
A tenção chocólatras! Preparem-se para ativar a serotonina, o tão conhecido hormônio da felicidade! Afinal, essa leitura vai mesmo instigar seu paladar, te deixar com água na boca e com desejo de lambuzar os dedos antes mesmo que o coelhinho da Páscoa trague os tão desejados ovos de chocolate. Aliás, sabe quantas toneladas a Cacau Show, maior rede de franquias em números de unidade no Brasil segundo a Associação Brasileira de Franchising, vai produzir de chocolate nesta Páscoa? Quase sete mil toneladas, conforme anunciado pelo vice-presidente Daniel Roque.
Mas vamos a mais uma grande história de empreendedorismo do por conta própria. Grande mesmo! Porque a Jaqueline Cossignani, mesmo sendo dona de apenas uma das 3.760 lojas Cacau Show espalhadas pelo país, ficou famosa depois de inovar e servir de modelo para toda a rede da franquia no Brasil. A Baixada Santista é mesmo cheia de talentos nos mais diversos setores, até na desafiadora missão de empreender.
A criatividade tão doce da Jaqueline faz dela a típica empreendedora de sucesso, aquela que pensa “fora da caixinha” e que tem as características que só o Empretec, seminário imersivo do Sebrae, sabe explica melhor (como uma ‘Empreteca’, falo com propriedade).
A transição de carreira
A Jaque é mais uma ex-CLT que mergulhou de cabeça no sonho de trabalhar pra si mesma. A mudança aconteceu depois que o primeiro filho nasceu mas, sinceramente, acho que a maternidade só despertou nela o que estava adormecido, afinal Jaqueline cresceu vendo o pai sendo comerciante. Filho de peixe, peixinho é.
“Eu trabalhava em uma multinacional como Controladora de Qualidade, desenvolvia muitos projetos bacanas. Mas quando meu filho nasceu eu não tinha uma rede de apoio em Santos. Era só eu e meu marido. Eu não queria voltar ao trabalho e deixar meu filho tão pequeno numa creche. Meu chefe não queria que eu saísse da empresa, ainda estendeu minha licença com férias mas não teve jeito”, explica.
Com o desligamento, Jaqueline começou a fazer pesquisas pra empreender. O processo levou um ano. “Eu queria encontrar um produto que não fosse tão nichado, fosse democrático e que atendesse todas as camadas sociais.” conta. Jaqueline participou de várias reuniões até que chegou à Cacau Show. “Na época não havia loja pra repasse, não havia ponto novo, até que algum tempo depois a franquia entrou em contato comigo sobre uma loja de repasse no The Blue Office, na Avenida Senador Feijó. Na época o shopping era recente, o movimento era muito pequeno, havia poucos escritórios abertos no prédio, mas o dono da loja começou a contar a história dele. A esposa havia falecido, amava a loja e acreditava no potencial daquele ponto. Eu considerei aquilo um chamado.”, conta.
O insight da inovação para a rede de franquias
Pra assumir a operação na loja, Jaqueline teve que passar por um treinamento de quinze dias na fábrica. Ela contou que foi nesta etapa que teve um insight: “Houve um determinado momento que eles estavam falando sobre os canais, porque hoje a Cacau Show é considerada uma empresa multicanais ao trabalhar com vendas corporativas, grêmios, vendas diretas, festas e eventos. Tem muitos canais de atendimento pra alcançar o nosso público mas não havia um setor da franquia que desenvolvesse um modelo de negócio para festas e eventos. Quando eu voltei do treinamento eu pensei: Eu tenho que fazer algo diferente, que ninguém está fazendo. E a ideia de festas e evento ficou martelando em minha cabeça. Eu falava pra mim mesma que eu tinha que desenvolver um modelo de negócio. Um belo dia surgiu uma cliente na loja e comentou que ia casar, estava procurando alguém pra fazer os doces pra festa, queria indicação e eu falei: Eu faço!”.
A ousadia foi mesmo um desafio. Jaqueline não sabia como faria, mas imaginou oferecer os chocolates finos que antes eram vendidos por unidade. Ela, então, marcou uma degustação com a noiva e logo fechou a primeira grande festa. A partir daquele instante, passou a pesquisar como fazer degustação e calcular o número de convidados pela quantidade de chocolates pra oferecer, até que uma funcionária comentou sobre uma grande feira de noivas que seria realizada na cidade. “Não sabia como faria, mas decidi levar os chocolates da Cacau Show para a feira. Usei toda a minha criatividades, todas as ferramentas que eu tinha. Fui com a cara, coragem e muito amor.”, conta sorrindo.” A feira foi importante para o networking e estreitar contatos com assessorias de festas e eventos.
Depois dos chocolates finos, Jaqueline teve outra ideia: o fondue para festas e eventos. ” Também fui estudar como porcionar, servir, fiz alguns testes e comecei a fazer os eventos. Houve erros e acertos, fui aprimorando, sempre eu mesma coloquei a mão na massa. Eu desenvolvia e fechava os contratos, fazia o acompanhamento, execução, montagem e servia. Praticamente tudo”, conta.
O segredo é não desistir
Para atender ao aumento da demanda, Jaqueline teve que ampliar a equipe. O sucesso foi tão grande que desde 2018, quando ela abriu a loja, os clientes voltam pra orçar e fechar novos contratos. Já foram várias festas de noivado, casamentos, chás revelação, chás de bebê, nascimentos, comemorações de primeiro ano de vida, aniversários. Mas empreender não é fácil. O segredo é perseverar diante das adversidades.
“Hoje a gente faz parte da história de muitas pessoas. Já são mais de 600 eventos realizados. São muitos anos de trabalho e dedicação. Muitos momentos complicados superados mas eu nunca desisti, mesmo quando tive um problema sério com uma funcionária enquanto eu me ausentei para o nascimento do meu segundo filho. Outra situação delicada foi quando a franquia decidiu mudar a linha dos chocolates finos. Eu cheguei a ligar direto para um dos setores da marca e falar que eu precisava de 12 mil chocolates para eventos que já tinham contratos. Os chocolates foram produzidos só para a minha loja. Ou seja, recebi o apoio e a sensibilidade pra honrar meus contratos.”, relembra.
Com números expressivos, ela ficou em evidência e chamou a atenção da rede. A Cacau Show pegou o modelo de negócio da Jaqueline e espalhou por toda a rede. Ela foi convidada para contar sua história, explicar como desenvolvia o trabalho e o compartilhamento deste conteúdo a tornou referência. Franqueados de todo o Brasil passaram a entrar em contato com ela pra entender o processo. “Eu sou muito feliz. Já realizei festas e eventos em quase todos os buffets da Baixada. É muito legal ver como viramos referência. É um trabalho que faz meus olhos brilharem, poder levar a Cacau Show para um evento. É um grande prazer estar em momentos tão especiais e únicos na vida das pessoas.”, comenta.
Deixe um comentário