Cultura Exposições

Pinacoteca de Santos recebe mostra de Rubem Robierb

10/09/2024
Divulgação

A Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, apresentará a mais recente exposição “Raízes para Voar”, do aclamado artista Rubem Robierb. Criada especialmente para o espaço santista, a mostra, inédita no Brasil, reúne uma seleção das principais fases da carreira do artista.

Robierb se autorretrata em uma escultura realista como menino de 7 anos segurando um lampião aceso. Ao lado, uma enorme tela de 5 metros representando um mangue convida os visitantes a encontrarem uma série de brinquedos do pequeno Rubem, que são seus sonhos de criança.

“Esta oportunidade de mostrar ao Brasil o meu trabalho é um marco em minha jornada pela arte. Tive uma primeira década na qual as asas se transformaram em minha marca, um ícone que faz referência à minha liberdade e meus pensamentos sobre questões existenciais. De qualquer forma, sempre soube que, mesmo voando pelo mundo, talvez expressadas pelo meu engajamento nas iniciativas que acredito, minhas raízes sempre estiveram presentes de alguma forma em meu trabalho. Agora, essa conexão com o local de onde vim se torna ainda mais clara”, conta.

Sobre Rubem Robierb

Nascido em Bacabal, Maranhão, e residente nos Estados Unidos, Robierb é reconhecido internacionalmente por suas obras provocativas que exploram as complexidades da vida moderna através de metáforas visuais e técnicas inovadoras.

Rubem Robierb ganhou destaque globalmente com a escultura Dream Machine – Dandara, instalada no Tribeca Park, em Manhattan, em 2019, como um poderoso tributo à comunidade transgênero e não binária. Suas propostas artísticas não apenas refletem sua maestria em metáforas visuais, mas também sua capacidade de traduzir temas complexos em linguagens acessíveis e emocionalmente ressonantes.

Exposição “Raízes para Voar”
De 20 de setembro a 27 de outubro de 2024 (terça a domingo)
Das 9h às 18h
Entrada gratuita
Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão – Santos

LEIA TAMBÉM

Exposição “Afeto e Memória” celebra a arte e a cultura preta