Política & Conversa

Perspectivas

29/12/2023
Depositphotos

As expectativas para 2024 não parecem em nada com o estado de pânico do Mercado no início de 2023. Entendamos que o Mercado é a denominação daquele grupo de parasitas que vivem de especulação e se lixam para as pessoas, para saúde, para educação. Querem apenas lucrar mais, especular mais, enriquecer mais. Nada contra o lucro, mas ele não pode ser finalidade única.

Haddad comete erros e apresenta incoerências típicas do PT, mas tem se apresentado como um Ministro equilibrado, sendo sabotado até mesmo por seu partido. Enquanto o PT se preocupa com as eleições municipais, Haddad está de olho em 2024, assim como seu Chefe. E o seu trabalho tem mostrado mais acertos do que erros. Finalmente vamos ter uma simplificação de nosso sistema tributário, temos um arcabouço fiscal, mesmo que deficiente. Lula autorizou o pagamento dos restos dos precatórios previdenciários e fiscais que haviam sido postergados por Paulo Guedes e Bolsonaro. Isso demonstra preocupação com as pessoas e a intenção de aquecer a economia. Não é pouca coisa, além de demonstrar respeito a algo que sempre foi intocável até Bolsonaro.

O desemprego vem diminuindo, mesmo que a renda média tenha estacionado. O país cresce pouco, mas cresce. O comunismo não foi implantado nem o crime organizado cresceu mais do que já estava enorme até 2022. Até o PAC parece que vai ter um funcionamento diferente de suas versões anteriores e isso inclui a maior obra esperada em nossa região que é a ligação seca entre Santos e Guarujá.

O ano promete. Não vamos entrar no primeiro mundo, mas não vamos mais cair para o quarto.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço