Turismo na Baixada

Patrimônio histórico, Convento em Itanhaém reabre ao público

27/04/2023
Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

Um dos maiores símbolos religiosos da Baixada Santista, o Convento Nossa Senhora da Conceição, em Itanhaém, reabriu ao público após as obras de recuperação. Considerado verdadeiro patrimônio histórico da cidade, o convento recebeu nova pintura nas fachadas, intervenções no telhado, altar e piso, além de nova iluminação em LED no entorno do monumento, incluindo a rampa de acesso e câmera de monitoramento 360º.

As intervenções foram fruto de parceria entre a Prefeitura de Itanhaém, a Mitra Diocesana de Santos, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional , o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), Secretaria do Patrimônio da União e o Ministério Público Federal.

História

O Convento de Nossa Senhora de Conceição é uma das primeiras igrejas a serem construídas no Brasil. Teve seu processo de tombamento iniciado pelo IPHAN em 1939 e CONDEPHAAT em 1975.

Localizado no alto do morro do Itaguaçu, no Centro Histórico de Itanhaém, o convento tem origem em uma pequena ermida de barro. Sua construção é no estilo Colonial Barroco do século XVI e XVII e se iniciou por volta de 1639. Trata-se de um registro vivo de um período da história do País e um dos bens mais representativos da memória da América. O convento é a mais antiga construção do município. Além disso, é a primeira capela erguida no Brasil em louvor a então padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição.

LEIA TAMBÉM

Ruínas do Abarebebê em Peruíbe reabrem para visitantes