Santos Turismo na Baixada

Descubra Santos além das praias e do Centro Histórico

21/03/2024
Divulgação PMS

A Fazenda Cabuçu, localizada na Área Continental de Santos, oferece uma trilha de aproximadamente 3km, culminando em uma cachoeira de 10 metros de altura, onde a natureza revela um tobogã natural. Realizado por agências de turismo cadastradas pelo Programa Municipal de Ecoturismo, o passeio oferece uma imersão na biodiversidade da região ao longo do ano, exceto em dias de chuva. Além disso, a trilha é uma oportunidade para pessoas de todas as idades se educarem sobre a importância da preservação ambiental.

A área abrange 2,4 hectares de Mata Atlântica, com uma variedade de ecossistemas, incluindo mata pluvial de encosta, vegetação de restinga e manguezais ao longo da Rodovia Manoel Hipólito do Rego (Rio-Santos). O Rio Cabuçu acompanha a trilha até a cachoeira, proporcionando uma jornada que varia de terreno plano a uma subida pela mata.

Com uma dificuldade classificada entre fácil e moderada, a trilha é repleta de vida selvagem, incluindo pássaros como saíras, maritacas e papagaios, além de uma diversidade de plantas como palmeiras, orquídeas e árvores frutíferas.

Antes de se tornar uma atração de ecoturismo, a Fazenda Cabuçu teve diversos usos ao longo dos séculos, desde a ocupação pelos jesuítas até a produção de lenha durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, é uma oportunidade de turismo sustentável e preservação ambiental.

Recentemente, a Seção de Ecoturismo da Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo realizou treinamentos para novas agências interessadas em oferecer o passeio, garantindo que todas as atividades sejam conduzidas com responsabilidade ambiental.

Para explorar esta aventura ecológica, entre em contato com as agências de turismo credenciadas e reserve sua trilha pela Mata Atlântica:

– Agência Viajar, Curtir e Comer – (13 99121-0480, Instagram @viajarcurtirecomer)
– Caiçara Expedições – (13 99163-1515, Instagram @caicaraexpedicoesavt)
– Emerson Lopes – (13 99735-5330, Instagram @emersonslopes_)
– Fragata Nativa Viagens – (13 99169-6092, Instagram @fragatanativaviagens)
– Harbor Adventures – (11 99954-1010, Instagram @harboradventures)
– Tullipa Turismo – (13 99640-0167, Instagram @tullipa.turismo)
– Parceiros do Turismo – (13 99771-9825, Instagram @parceirosdoturismo)