Turismo na Baixada

Ruínas do Abarebebê em Peruíbe reabrem para visitantes

21/12/2022
Divulgação/Prefeitura de Peruíbe

Após um período fechado por conta da pandemia e também para manutenções, foram reabertas as Ruínas do Abarebebê em Peruíbe para visitantes. A visitação deste, que é um dos principais pontos turísticos da cidade, acontece de quinta-feira a domingo, das 9h às 16h, com a presença um guia de turismo cadastrado no município.

História
Uma missão jesuítica se estabeleceu na antiga aldeia de Iperoig ou São João Batista de Peruíbe, no século XVI, com o objetivo de converter os indígenas que viviam ao sul da Capitania de Itanhaém.

No final do século XVII, a aldeia passou a ser administrada pelos franciscanos, sendo possível que a capela, da qual subsistiram apenas ruínas, tenha sido construída neste período.

Esta hipótese se baseia em um desenho feito pelo engenheiro militar José Custódio Ferreira de Sá e Faria que, em 1776, esteve em Peruíbe e registrou uma construção singela, cuja arquitetura se aproximava mais da franciscana do que daquela adotada pela Companhia de Jesus, em estilo maneirista.

O nome Abarebebê, “o santo que voa”, foi a alcunha dada pelos indígenas ao padre jesuíta Leonardo Nunes e que se incorporou às ruínas, marcando a sua presença no local.