Geral

Passo a passo para limpar a geladeira corretamente com as dicas do Dr. Bactéria!

28/07/2023
Freepik

O armazenamento inadequado de alimentos na geladeira favorece a proliferação de bactérias e, consequentemente, provocar infecções alimentares. Assim, a manutenção do refrigerador exige rotinas diárias, mensais e até anuais. O biomédico Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, dá algumas orientações para manter a geladeira higienizada para evitar contaminações.

  1. Esvazie a geladeira- Armazene os produtos numa caixa de isopor ou térmica com gelo dentro para preservar a qualidade dos alimentos. A geladeira deve estar desligada da tomada.
  2. Limpeza- Prepare uma solução com um litro de água e uma colher de sopa de detergente. Com uma esponja (sempre do lado amarelo), molhe, torça bem e passe nas paredes internas da geladeira, em movimentos circulares, sempre de baixo para cima. Em seguida, passe um pano úmido para tirar resíduo de detergente dentro da geladeira.
  3. Desinfecção- Utilize vinagre de álcool puro, passando um pano em todas as superfícies da geladeira. Aguarde ao menos 10 minutos.
  4. Desodorização- Em um copo d’água, coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio — solução que poderá ficar até pastosa. Passe o produto no interior da geladeira, com um pano ou esponja. Deixe no fundo da primeira prateleira uma xicara cheia de bicarbonato para tirar o odor da geladeira. Troque-a mensalmente.