Sala de Ideias

Alimentos “fit”

02/09/2022
Depositphotos

Maria Clara Sinieghi

Alimentos “fit” são aqueles alimentos presentes em uma alimentação considerada “fitness”, o que muitos acabam confundindo com uma alimentação saudável. Muitos desses alimentos trazem alegações como “zero açúcar”, “zero lactose” e “zero glúten”. Entretanto, há uma diferença entre os alimentos “fit” e alimentos saudáveis. Alimentos saudáveis são, principalmente, os alimentos in natura, que são aqueles que não passaram por nenhum processamento ou um processamento mínimo, e não passaram pela adição de outros alimentos/ingredientes.

São exemplos desses alimentos as frutas e hortaliças no geral, arroz, feijão, dentre outros.

O alimento ser zero açúcar, lactose e/ou glúten, não o torna mais saudável porque a lactose e glúten são um problema apenas para quem tem intolerância ou alergia. Essas pessoas têm reações adversas quando consomem esses alimentos, então apenas nesses casos é necessário excluir o glúten e/ou lactose. Além disso, os alimentos zero açúcar possuem diversos adoçantes e aditivos da indústria em sua composição, o que também não é muito interessante pensando em uma alimentação mais saudável.

Ainda, os alimentos “fit” geralmente são feitos com farinhas de oleaginosas, como amêndoas ou amendoim, que são fontes de gordura. A gordura possui 9 kcal por grama de peso, o que torna o alimento muito mais calórico, quando comparado a um alimento que tem como base uma farinha fonte de carboidrato (como o trigo).

Dependendo do alimento, pode ser que não exista nenhuma diferença nutricional e de calorias, apenas diferença de preço. Por exemplo, uma paçoquinha fit tem 99 kcal e seu preço é R$ 2,65 a unidade. Já a paçoquinha original tem 103 kcal e seu preço é 0,50 a unidade.

Então, evite esses alimentos fit (a não ser que prefira o gosto ou tenha alguma restrição alimentar) e priorize sempre uma alimentação baseada em alimentos in natura, com o equilíbrio de consumir alguns doces “originais”.

Maria Clara Sinieghi – CRN3: 69546. Nutricionista

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.