Saúde

Outono e o inverno favorecem crises alérgicas

20/05/2022
Depositphotos

Problema que acompanha o paciente durante o ano inteiro, as crises alérgicas são mais frequentes durante o outono e o inverno. “As alergias respiratórias (como rinossinusites e asma) pioram nesse período porque é um momento de baixa umidade do ar, de alterações bruscas de temperatura e do aumento da poluição atmosférica”, explica a alergista e imunologista Brianna Nicolette.

Estas condições climáticas são mais irritantes para a pele e a mucosa de qualquer pessoa, mas os alérgicos sofrem ainda mais, já que aumenta a exposição às proteínas alergênicas.

Além disso, roupas e lã e cobertores podem agravar a situação, pois são tecidos que acumulam ácaros, por ficarem guardados no armário durante vários meses.

Outro ponto que aumenta os casos de crises alérgicas respiratórias é, durante esta época do ano, as pessoas ficarem mais tempo em ambientes fechados e com pouca ventilação.

“As alergias de pele, como a dermatite atópica e a urticária, também têm impacto nos dias mais frios”, explica a alergista. “Nesse caso, os fatores mais prejudiciais nessa época do ano são a baixa umidade relativa do ar e o aumento na temperatura dos banhos, fatores que ressecam ainda mais a pele dos pacientes”.

Pacientes que já convivem com alergias de pele apresentam uma deficiência na barreira cutânea, que tem como função manter a água do organismo — essas pessoas perdem mais água do que o normal.

“Por isso, para essas pessoas, o banho quente é altamente prejudicial, pois a água em altas temperaturas remove o óleo natural da pele, deixando-a mais ressecada e sem proteção”, completa.

Dicas para evitar o agravamento de alergias

• Sempre que possível, abra janelas e portas para arejar o ambiente
• Lave as roupas de inverno antes de usá-las
• Não esqueça de tomar água para manter a hidratação do corpo (e da pele!)
• Evite banhos muito quentes e muito longos
• Use cremes hidratantes adequados para fortalecer a proteção cutânea
• Evite que animais de estimação entrem nos quartos e durmam nas camas das pessoas alérgicas (o acúmulo de pelos pode aumentar alergias)
• Sempre que possível, tome um pouco de sol para estimular a produção de vitamina D