Saúde

Fique alerta para a tuberculose, Santos já tem 116 casos

19/04/2024
freepik

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.

Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil são notificados aproximadamente 80 mil casos novos e ocorrem cerca de 5,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

Em 2024, Santos já registrou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos.

A transmissão da tuberculose acontece por via respiratória,pelas gotículas expelidas na tosse, fala ou espirro da pessoa infectada. Quando outras pessoas respirarem essas partículas, há a possibilidade de se infectarem. Calcula-se que, durante um ano, em uma comunidade, uma pessoa com tuberculose pulmonar e/ou laríngea ativa, sem tratamento, possa infectar, em média, de 10 a 15 pessoas.

A tuberculose não se transmite por objetos compartilhados.

Tratamento em Santos

O cidadão que estiver com tosse por três semanas ou mais, seja ela seca ou não, pode participar da campanha de intensificação de busca ativa da Tuberculose, que será realizada nos dias 22 a 26 de abril no Serviço de Atendimento Adulto (Rua da Constituição, 556 – Paquetá), das 8h às 11h, e em todas as unidades de saúde de Santos, das 7h às 10h.

Na campanha, o Centro de Controle de Doenças Infecciosas (CCDI) de Santos realizará testes nos munícipes que apresentarem os sintomas da doença, que apesar de ser letal, possui cura e tratamento. Vale lembrar que febre, suor noturno, emagrecimento e falta de apetite são outros sintomas que podem aparecer, porém não ocorrem em todos os casos.