Meio Ambiente

Orquidário celebra Dia Mata Atlântica com exposição

12/05/2023
Carol Fariah/Prefeitura de Santos

Despertar a consciência sobre a preservação do meio ambiente é o principal objetivo da exposição ‘Viva a Costa da Mata Atlântica’, em cartaz entre os próximos dias 16 e 27 de maio, no Orquidário Municipal, programada para celebrar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio).

Com fotos em banners, a mostra trata do bioma brasileiro considerado uma das áreas de maior biodiversidade do mundo, com várias espécies de fauna e flora em extinção.

As imagens apresentam diversas espécies de árvores nativas da Costa da Mata Atlântica e presentes no Orquidário, acompanhadas de informações sobre origens e curiosidades. A lista inclui, por exemplo, araçá amarelo (Psidiumcattleianum),  cabeludinha (Myrciariaglazioviana), goiaba (Psidiumguajava), grumixama (Eugenia brasiliens), jabuticaba (Pliniatrunciflora) e outras plantas.

No sábado (27), haverá uma programação especial para as crianças, com montagem de brinquedos infláveis, teatro infantil sobre educação ambiental e sobre a importância da preservação da Costa da Mata Atlântica. Haverá barracas e tendas com distribuição de pipoca, algodão doce e músicas com DJ.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, preservar esse importante bioma significa assegurar a fertilidade do solo da região, permitir o equilíbrio climático e garantir o abastecimento de água para todos.

“Em Santos temos o privilégio de estarmos cercados pela Mata Atlântica, que é o lar de diversas espécies, inclusive algumas em extinção. O evento tem, acima de tudo, o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade emergencial de proteger, manter e recuperar essa área florestal”.

Carta de 1560
O Dia Nacional da Mata Atlântica é comemorado anualmente em 27 de Maio. A data é marcada, sobretudo pela necessidade de acabar com o desmatamento, recuperar o que foi degradado e ampliar o número de áreas protegidas. O 27 de maio foi escolhido em memória à ‘Carta de São Vicente’, em que o padre José de Anchieta teria descrito pela primeira vez as belezas das florestas tropicais do Brasil, em 1560.

O bioma se estende pelo litoral brasileiro, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.

O Orquidário funciona de terça a domingo, das 9h às 18h (bilheteria fecha às 17h). O ingresso custa R$ 10, em dinheiro ou cartão de débito. Menores de oito anos e maiores de 65 têm entrada gratuita. Crianças entre oito e 12 anos, estudantes e professores pagam meia-entrada com apresentação de documento. O endereço é Praça Washington s/nº, José Menino.