Esportes Meio Ambiente Santos

Projeto Surf Limpeza troca micro lixo por aula de surfe em Santos

14/09/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

Em Santos, o projeto Surf Limpeza, aliado a Associação Comunidade de Mãos Dadas, participará da programação de Santos para a Global Week #ACT4SDG’s, que terá ações de divulgação dos ODS até 30 de setembro. A iniciativa voluntária estará na praia do Boqueirão de sexta a domingo, das 10h às 17h, para a coleta de resíduos sólidos do mar.

Com apoio do Fundo Municipal de Preservação e Recuperação do Meio Ambiente, o projeto oferece 30 minutos de prática de surfe ou stand up paddle para os participantes. Atendendo às medidas de segurança, os organizadores disponibilizam coletes salva-vidas e orientações básicas. Já os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável para participar das atividades.

Além da limpeza das praias, o Surf Limpeza visa a promoção da consciência ambiental através da arte. O micro lixo coletado é convertido em esculturas, que são encapsuladas em resina e moldadas em formas que homenageiam a vida marinha e os monumentos da região.

Semana de conscientização

Tendo como item primário o item 14 dos ODS, Vida na Água, o Surf Limpeza contribui integradamente em outros objetivos, como Saúde e Bem Estar, Consumo e Produção Responsáveis, Ação Contra a Mudança Global do Clima e Parcerias e Meios de Implementação, representados nas bandeiras 3, 12, 13 e 17 da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para o diretor executivo da ACMD, Eduardo Vianna Jr., a divulgação das ações é de suma importância para a alteração gradativa do consumo e estilo de vida da sociedade. “É muito valioso apresentar esse processo de educação e consciência ambiental. O microplástico, por exemplo, já foi identificado no leite materno, na corrente sanguínea e até mesmo no coração humano.”, disse.

Assim como outras ações ODS promovidas por secretarias, autarquias, universidades, entidades do terceiro setor e iniciativas privadas de Santos, as atividades do Surf Limpeza já estão cadastradas no site da Global Week #ACT4SDG`S.