Saúde e Beleza

O uso da testosterona x queda de cabelo

19/12/2023
Depositphotos

A perda de cabelos acelerado, tem como um dos motivos a reposição hormonal com testosterona.

Os benefícios da reposição hormonal com o uso da testosterona são amplamente sentidos pelos seus usuários, mas essa reposição deve ser bem avaliada, indicada, controlada e acompanhada por médico, buscando entender as suas reais necessidades, os seus objetivos, associados a atividades físicas praticadas e em contrapartida avaliando os seus possíveis efeitos colaterais, como por exemplo: acne, aumento de pêlos corporais e queda de cabelo.

Essa informação é importante para quem tem problemas de queda de cabelos e não quer ter surpresas do seu tratamento para a calvície no futuro, sendo que não é lenda e sim um fato, que o uso da suplementação hormonal com testosterona é prejudicial aos folículos capilares, sendo uma máxima sem flexibilização. É assim e ponto!

A explicação é que devido à ação das enzimas 5-alfa redutases, presente nos folículos capilares, que são avidas pela testosterona e tem a ação de converter a testosterona em DHT (substância derivada da testosterona). A DHT por sua vez, faz com que os cabelos que estão em crescimento entre na fase de queda, resultando na miniaturização dos folículos capilares e no final acarretando a calvície.

Sendo assim exposto, a suplementação da testosterona para ganhos de massa muscular é um problema, pois irá agravar a queda de cabelos nas pessoas que  já tem tendência à calvície.

Mas, isso não significa que não se deva realizar reposição hormonal, mas que é fundamental ter ciência das consequências e ter um bom time médico que avalie corretamente e busquem chegar à equação adequada para que não deixem de ter os benefícios que buscam e mantenha o seu tratamento capilar em boa performance.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço