Sala de Ideias

O tipo de fibra importa se você está em um quadro de diarreia ou obtispação

11/11/2022
Depositphotos

Bruna Medeiros

As fibras podem ser solúveis ou insolúveis. A maioria das frutas e vegetais tem os dois tipos de fibras, muda apenas a predominância de qual tipo está presente.

A solúvel é basicamente o que o próprio nome diz, se dissolve em água e nos fluidos do trato gastrointestinal, dessa forma formando uma espécie de gel permitindo desempenhar diversas funções, como:
– Retardar o esvaziamento gástrico e o tempo de trânsito intestinal;
– Prolongar a sensação de saciedade;
– Reduzir os níveis de colesterol;
– Auxiliar no controle glicêmico, pois as fibras reduzem o tempo de absorção da glicose evitando picos.

Pode ser encontrada na aveia, cevada, ervilhas, feijões, semente de chia, em frutas e vegetais. Esse tipo de fibra portanto, é a mais indicada a ser ingerida quando a pessoa apresenta um quadro de diarreia, já que ela forma o bolo fecal e reduz o tempo de trânsito intestinal.

Já a fibra insolúvel não dissolve na água, permanecendo praticamente intacta durante todo o processo de digestão. Por consequência, acelera o trânsito intestinal e assim exerce a função na prevenção da constipação, além de reduzir o risco de hemorroida. É encontrada nos cereais integrais, nozes, frutas e vegetais, principalmente em suas peles e cascas.

Mas para manter um bom hábito intestinal o importante é consumir tanto solúveis quanto insolúveis, pois assim estará proporcionando o benefício de ambas e assegurando o equilíbrio!

Caso apresente algum quadro de diarreia ou constipação, procure um nutri!

*Bruna Medeiros – CRN 3: 4548-5. Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.