Fronteiras da Ciência

O ingresso do Sol em Áries e o equinócio

17/03/2014
O ingresso do Sol em Áries e o equinócio | Jornal da Orla
O ano para os caldeus e persas começava em março, coincidindo com o ano astrológico, bem como para os romanos, já que o primeiro mês seria em homenagem ao deus Marte. E temos ainda hoje resquícios desta contagem pois, se dermos a março o mês 1 e contarmos os meses do ano, a partir dele vamos constatar que o mês sete cairá em Setembro, o mês oito em Outubro, o mês nove em Novembro e o mês 10, em Dezembro.
   
Este importante fenômeno astronômico influiu na construção de diversos monumentos da Antiguidade, que foram planejados para estarem alinhados com os equinócios e solstícios (quando o Sol ilumina mais um hemisfério) como o de Stonehenge, na Inglaterra, a pirâmide de Yucatan, no México, templos no Egito, etc. Se o nosso calendário respeitasse uma relação astronômica e natural, teríamos que considerar este momento início de um novo ano.
 
Astrologicamente, o instante do equinócio marca a entrada do Sol no signo de Áries, considerado o primeiro signo de zodíaco, aquele que inaugura um novo ciclo. Por isto, temos as características de pioneirismo, coragem para abrir novas frentes, independência e também uma forma de ser mais competitiva e direta. Regido por Marte e pertencente ao elemento Fogo, os arianos são confiantes e não fogem da luta, abrem seu caminho e lutam pelo que querem. Combater e competir são seus esportes prediletos. Não poderia ser diferente já que sendo regido pelo planeta Marte, recebe a força do deus romano da guerra, da luta e da ação.
 
Conhecido como pavio curto e briguento, o ariano é estourado e não suporta que passem à sua frente. Alguns representantes desse signo podem ser extremamente agressivos, mas não são de guardar raiva, é tudo na hora, explode e esquece. Impaciente, impulsivo, para ele tudo é para ontem e todo mundo é lento. Sua maior dificuldade está em dividir e compartilhar com os outros, pois tende a fazer tudo à sua maneira, não percebendo as necessidades alheias e podendo ter, por vezes, posturas egoístas e passando por cima das pessoas. Uma de suas qualidades é a franqueza, muitas vezes demasiada, mas de qualquer forma, sabe-se com quem está lidando. Românticos e, por incrível que pareça, até ingênuos, conseguem quebrar a cara em muitos relacionamentos. Não suportam rotina e nem que lhe tirem a liberdade, querendo sempre que a vida, o momento, seja algo de especial.
 
Orbitando…
 
Cursos – A Escola Santista de Astrologia promove os seguintes cursos: no dia 21, Numerologia Chinesa com Jussara Leite, no dia 22, Astrologia e Tipos de Inteligência com Vania Marinelli. A excursão para o Fenômeno do Algodão acontece no dia 11 de abril. Inf.: 3284-9714 e 3394-9714.
 
Estrelando – O colunista George Jorge, apresentador do Programa Estrelando/Jornal da Orla na TV, entrevista a empresária e modelo Clô Macia que fala sobre “Ser modelo”. O Programa vai ao ar pela Santa Cecília TV, TVCOM, pelo site do Jornal da Orla e através do Facebook PGM ESTRELANDO.
 
Fronteiras – “Jesus, além da crença” com o jornalista e historiador Lizst Rangel é o tema do Programa Fronteiras da Ciência, apresentado por Jadir Albino, na Santa Cecília TV, domingo, às 19h, ao vivo, com reapresentação no sábado, às 21h.
 
Arte de Viver – A terapeuta Elaine de Lucca fala sobre “Terapia de vidas passadas” no Programa Arte de Viver, apresentado por Mônica de Lima Azevedo, na Santa Cecília TV, domingo às 20h, com reapresentação no sábado, às 20h30.