Digital Jazz

O inesquecível Nat King Cole

07/10/2022
O inesquecível Nat King Cole | Jornal da Orla

Em 17 de março de 1919, nascia nos Estados Unidos, em Montgomery, Alabama, o inesquecível cantor e pianista Nat King Cole, que completaria em 2022, 103 anos de idade.

Nathaniel Adams Coles nasceu numa família musical e teve a sorte de receber dos pais grande incentivo da sua Mãe para aprender a tocar piano, única professora que ele teve na vida.

Começou a tocar profissionalmente na cidade de Chicago, porém em 1937, quando se mudou para Los Angeles, formou um trio de Jazz especial, que tinha uma sonoridade única e de vanguarda, com apenas piano, guitarra e contrabaixo.

Além do piano, Nat King Cole usou a voz incrível como grande instrumento. O seu timbre vocal aveludado é inesquecível e incomparável.

Sempre acalentou o sonho de ser um “showman”, façanha esta que conseguiu realizar com grande maestria.

Só para lembrar as suas interpretações em “Sweet Lorraine”, “Straigthen Up And Fly Right”, “For Sentimental Reasons”, “Lush Life”, “Mona Lisa”, “Nature Boy” e os meus temas preferidos “Unforgettable”, “Stardust” e “Candy”.

Com elegância e talento ao piano e na voz, ele enfrentou com veemência o racismo e a intolerância e, talvez por isso, foi o primeiro artista negro a comandar um programa na TV americana.

Curiosamente foi um grande músico de Jazz a se tornar um cantor romântico, o que gerou bastante movimento na sua carreira artística.

De forma surpreendente, sua obra musical está em catálogo até os dias de hoje e ele é o maior vendedor de discos da famosa gravadora americana Capitol, mesmo na época em que Frank Sinatra reinava quase absoluto.

Ele cantou no Brasil em 1959 no Maracanâzinho lotado, além de apresentações muito concorridas em clubes fechados, para um público reduzido e seleto.

Chegou até a gravar no Brasil o disco “A Mis Amigos”, na mesma época e no mesmo estúdio da gravadora Odeon, onde João Gilberto gravou “Chega de Saudade”, grande clássico da Bossa Nova

Outro ponto importante sobre Nat King Cole ocorreu no ano de 1991, 25 anos depois da sua morte, quando através do uso da tecnologia, ouviu-se, pela primeira vez na história, um dueto póstumo entre ele e a sua filha, a também saudosa cantora Natalie Cole, com a regravação de “Unforgettable”.

Absolutamente inesquecível, Nat King Cole!