Sala de Ideias

O frio está chegando e ele não precisa ser sinônimo de comer mais

19/05/2023
Depositphotos

Juliana Schonhaus

Fisiologicamente, quando a temperatura cai, nosso organismo precisa produzir mais energia para manter a temperatura corporal (em torno de 36,5C), e o gasto energético decorrente do processo de digestão gera calor e pode aquecer um pouco mais nosso corpo nos dias mais frios.

É por isso que a busca por alimentos mais calóricos pode acontecer com mais frequência, como uma forma de garantir a energia necessária para nosso organismo. Esse é um dos principais motivos de gostarmos de comer quando estamos com frio. Mas não é o único.

Temos que lembrar que se ficarmos desidratados nosso corpo envia sinais de fome, simplesmente para buscar água através dos alimentos. E é muito comum que bebamos menos água nesses dias mais frios.

Além disso, nesses dias somos mais propensos a ficar em casa, assistindo filme e claro “caçando” algo para comer, não é mesmo? Mas não podemos negar que algumas preparações combinam muito mais com os dias frios e, de fato, são uma delícia.

É preciso entender que ser saudável significa também ter prazer na alimentação e isso envolve o comer “emocional”.

Algumas dicas para aproveitar estes dias mais frios, sem perder o prazer e a boa relação com seu corpo:

– Dê preferência para refeições ou bebidas mais quentinhas, pois ajudam a aquecer o corpo sem precisar comer maiores quantidades.

– Não esqueça das hortaliças. Aposte em preparações cozidas, assadas ou refogadas.

– Preste mais atenção na ingestão de água. Uma boa medida é sempre ficar atento a cor da urina. Quando parecer um pouco mais escura, redobre a atenção.

– Não deixe de treinar! Mantenha a rotina de horários, a disciplina é o principal quando bate aquela preguiça.

– Planeje um momento com amigos ou família, escolha preparações saborosas, que tragam lembranças e emoções positivas, gaste tempo na cozinha e na arrumação da mesa e aproveite muito esse momento prazeroso.

*Juliana Schonhaus – CRN 3: 4223-9. Nutricionista e Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.