Saúde e Beleza

O envelhecimento do pescoço

11/04/2022
Drobotdean/Freepik

O pescoço é uma região frequentemente negligenciada nos 30 primeiros anos da nossa vida em relação a cremes e até protetor solar.
Com o envelhecimento, a pele do pescoço parece que vai se descolando dos planos profundos, ficando com o aspecto flácido, redundante, perdendo a nítida definição entre o rosto, mandíbula e pescoço.
Os cuidados com o pescoço passam a ter uma necessidade de rejuvenescimento com aspecto crítico na manutenção de uma aparência agradável e harmônica.

O pescoço jovem ideal segue as seguintes características:
Ângulo cervicomentual agudo
Linha mandibular definida
Pele lisa, firme e luminosa
Sem linhas verticais e horizontais
Sem bandas plastimais
Glândulas submandibulares imperceptíveis
Músculos masseter normotróficos
Sem discromias ou alterações maiores de relevo cutâneo

O envelhecimento da área cervical é representado por:
Ângulo cervicomentual obtuso
Linha mandibular mal definida
Fotoenvelhecimento cutâneo
Linhas verticais e horizontais devido à movimentação cervical
Bandas cervicais laterais e centrais
Glândulas submandibulares visíveis
Hipertrofia de masseteres

Classificação de Rohrich para o envelhecimento do pescoço:

GRAU 1 – Sem flacidez cutânea. Excelente tônus e lipodistrofia leve.
GRAU 2 – Flacidez leve com ou sem bandas platismais mediais estreitas (< 2 cm)
GRAU 3 – Flacidez moderada com ou sem bandas platismais mais largas (> 2 cm)
GRAU 4 – Flacidez moderada a grave. Lipodistrofia significativa.

Tratamentos:

O envelhecimento cutâneo do pescoço ocorre em todas as camadas da pele e nos músculos.
A escolha das tecnologias e suas associações têm que respeitar as necessidades individuais de cada paciente e seus anseios.

As alterações de pigmentação e textura são bem tratadas com: peelings seriados, lasers diversos, como por exemplo: laser fracionado ablativo (CO2) e não ablativo, Nd-Yag, luz intensa pulsada (LIP), microagulhamento de rolo e robótico com agulhas banhadas a ouro.

Para a flacidez do pescoço são indicadas as tecnologias de aquecimento dérmico e subdérmico como a radiofrequência, o microagulhamento de ouro associado a radiofrequência, ultrassom microfocado e luz infravermelha.

O acúmulo de gordura no subcutâneo é tratado com lipoaspiração feito pelo habilitado cirurgião plástico e tecnologias lipolíticas como laserlipólise, criolipólise e enzimas lipolíticas.

As bandas platismais aparentes, que representam os músculos contraídos do pescoço, são tratados ao longo de todo o pescoço com toxina botulínica, assim como o tratamento chamado de Nefertiti, em homenagem a deusa Egípcia, onde a toxina é aplicada no músculo platisma com o intuito de definição dos contornos mandibulares.

O bioestimulador de colágeno, como o ácido polilático e a hidroxiapatita de cálcio são considerados os produtos mais potentes para estimular a renovação e formação de colágeno novo, com obtenção surpreendente de um efeito lifting, com melhora da qualidade e firmeza da pele.

O preenchimento com ácido hialurônico na região da mandíbula e mento para melhorar a definição do contorno do rosto, deixando o rosto mais alongado e fino ou mais “quadrado” como no caso do rosto masculino.

O envelhecimento do pescoço é um processo multifatorial e assim sendo, as terapias combinadas se sobrepõem e atendem de maneira mais completa o rejuvenescimento dessa área.

Procurem sempre a consulta médica do seu cirurgião plástico e/ou dermatologista para avaliação, orientações e terapêuticas mais adequada para o seu caso.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.