Meio Ambiente Santos

Novos filhotes de tubarão-bambu nascem no Aquário de Santos

23/12/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

O Aquário Municipal de Santos teve uma semana muito especial: nasceram no parque quatro filhotes de tubarão-bambu, que até meados de janeiro já poderão ser vistos por visitantes do local, referência no turismo e nos cuidados aos animais marinhos. Eles se juntam a outros dois da mesma espécie, dois tubarões bambu-listrado, três tubarões-gato e um tubarão-porco.

Os dois primeiros filhotes nasceram no último domingo (18), enquanto os outros caçulas chegaram na terça-feira (20). Todos estão saudáveis, possuem cerca de 10 centímetros e 8 gramas. A espécie, natural da Indonésia, pode chegar a 20 anos de idade, atingir 1,3 metro de comprimento e o peso de 3 kg.

O processo de concepção dos novos moradores durou cerca de um semestre. Assim que a fêmea expeliu o óvulo, o bebê permaneceu dentro de uma estrutura semelhante a uma cápsula por cerca de seis meses. O material, que funciona como uma espécie de casulo, é permeável e recebe água a todo momento, ocorrendo assim a troca gasosa. Ainda durante esse período, o filhote consumiu o vitelo, substância nutritiva presente no ovo, que ajuda no desenvolvimento inicial do embrião.

Nas próximas três semanas, o quarteto de tubarões permanecerá em um tanque menor, recebendo a alimentação de misidáceos, minúsculos crustáceos que servem como fonte de energia para os filhotes. Em seguida, irão começar a se alimentar de pequenos pedaços de camarão, peixe branco e lula. Como forma de manter os filhotes saudáveis e em segurança, a equipe do Aquário conta com uma estrutura de filtragem específica e controle contínuo da qualidade da água, cuja temperatura fica entre 24 e 25 graus.

Espécie ameaçada de extinção, o tubarão-bambu recebe atenção especial no parque santista, conforme explica o biólogo e coordenador do Aquário, Alex Ribeiro. “Buscamos a concepção de espécies que estão vulneráveis na natureza, até para conseguirmos uma rede sustentável desses animais, destacando para o público a importância desses indivíduos para o equilíbrio ecológico do ambiente marinho”, disse, lembrando que os tubarões não são expostos ao mar por ser uma espécie exótica e oriunda de outra região.

A principal característica do tubarão-bambu é a capacidade de ‘caminhar’ no fundo do mar utilizando as nadadeiras. Por conta disso, é considerada uma espécie bentônica, nome dado aos organismos que vivem em associação ao fundo de ambientes subaquáticos.