Sala de Ideias

Nosso corpo não precisa de detox

21/08/2023
Depositphotos

Barbara Romano

Quer dizer, pode até precisar, mas somente em situações extremas e que não são tão comuns quanto as que ouvimos relatadas atualmente. Se você consumiu algum medicamento ou um metal pesado em excesso, de forma voluntária ou não, irá precisar sim desintoxicar o corpo, mas isso não vai ser feito com um suco pela manhã ou algum alimento específico, e sim muito provavelmente em um hospital e com acompanhamento médico adequado.

Agora o famoso “detox” que ouvimos das pessoas, de programas de tv ou na internet não acontece da forma que é promovido. O nosso corpo por si só tem os mecanismos e órgãos necessários, como por exemplo o fígado, os rins e o intestino, para fazer o trabalho de limpeza e filtração de tudo que é necessário e tudo que será “descartado”.

Essa ideia de um suco pela manhã com frutas e hortaliças pode ser uma opção legal por outros motivos, como aumentar a ingestão de alguns nutrientes de quem tem a dificuldade de consumir de outra forma, ou até potencializar um pouco a hidratação. Porém a função de desintoxicar não cabe a ele; seria muito fácil se tudo se resumisse a isso, não é?!

Além disso, será que muitas vezes não se utiliza um suco ou um alimento com esse suposto potencial para dizer “olha, já fiz minha parte saudável por hoje”, e no resto do dia não se importar em consumir alimentos ultraprocessados, fast foods, não ter uma boa noite de descanso, não fazer nenhuma atividade física, trabalhar sem folga, e diversos outros comportamentos potencialmente mais prejudiciais a saúde? Onde está o equilíbrio nisso tudo?

Volto a dizer, suspeitem de tudo que é vendido como milagroso. Se você quer incluir mais alimentos in natura ou minimamente processados, isso pode ser feito por um suco ou não, não tem problema. Muito pelo contrário, a inclusão disso será excelente. Mas sabendo do real beneficio disso e não de funções que não são cabíveis a isso.

Barbara Romano – CRN 3: 4548-4. Nutricionista pós-graduada em Nutrição, Metabolismo e Fisiologia do Exercício pela USP

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.