Sala de Ideias

Comida de verdade

27/01/2023
Depositphotos

Bruna Medeiros

Uma alimentação saudável não significa ser restritiva. Quando passamos a maior parte do tempo nos preocupando com os alimentos que temos que evitar, não nos damos conta da infinidade de alimentos que ainda podemos incluir na nossa rotina.

Uma alimentação saudável deve ser bem variada para que haja um fornecimento adequado de vitaminas e minerais e, para isso, nada melhor do que a tal comida de verdade.

Então como podemos escolher melhor o que iremos comer? Você sabia que existe uma classificação dos alimentos de acordo com seu grau de
processamento?

– IN NATURA: alimentos retirados diretamente de plantas e animais, sem alterações.

– MINIMAMENTE PROCESSADOS: alimentos que passaram por processos – limpeza, moagem, congelamento – que não envolvem adição de sal, açúcar, óleo, ou outras substâncias ao alimento natural.

– PROCESSADOS: fabricados pela indústria, com adição de sal ou açúcar, para aumentar a durabilidade.

– ULTRAPROCESSADOS: formulações industriais, que, além de açúcar, sal e óleo, possuem uma lista grande de ingredientes, como gorduras modificadas, amidos, proteína de soja, aditivos, etc.

Para se alimentar com comida de verdade, dê sempre preferência aos alimentos IN NATURA ou MINIMAMENTE PROCESSADOS, pois assim estará garantido uma alimentação saudável, bem variada e inclusiva. E sempre que puder procure evitar principalmente os alimentos ultraprocesssados.

*Bruna Medeiros – CRN 3: 4548-5. Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.