O deputado Nikolas Ferreira mandou um recado para o STF em um discurso. Nikolas acusa o supremo de perseguir líderes da direita e prender inocentes. O deputado aproveitou para fazer uma ameaça ao STF, segundo ele, em 2026 a direita será maioria no senado e vai colocar o Brasil de volta nos eixos, começando pelos ministros do supremo.
No programa Debate na Redação, o presidente da PRODESAN Odair Gonzalez, disse que Nikolas Ferreira falou o que muita gente quer falar. “Para ser sincero, o STF já está extrapolando às suas funções há muito tempo. Eles estão demonstrando situações que são partidárias. Nós percebemos um STF tomando iniciativas que não lhes competem. Quem mais perde com isso, é o país, pois se cria uma insegurança jurídica que não possui retorno “.
O ministro Alexandre de Moraes concedeu liberdade condicional ao ex-deputado Daniel Silveira, mas impôs doze condições para que ele se mantenha livre. Além de usar tornozeleira eletrônica, Silveira está proibido de se comunicar com investigados por atos golpistas, conceder entrevistas, portar ou possuir armas de fogo e também deve apresentar uma comprovação de emprego em até 15 dias. Odair ressalta a importância de não dar entrevistas, justamente para evitar certos tipos de conflitos.
Outro assunto debatido durante o programa foi que o ministro Gilmar Mendes do STF desbancou a principal tese de defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro no inquérito da tentativa de golpe. A defesa de Bolsonaro tenta emplacar a ideia de que atos preparatórios não configuram o crime de tentativa de golpe. O ministro entretanto afirma que se os próprios atos preparatórios já são um crime por si só.
Para conferir esse e outros assuntos discutidos no programa, acesse a entrevista completa no canal do Jornal da Orla: https://www.youtube.com/watch?v=7W8OU0_c1Gs