Saúde e Beleza

Neurofisiologia- O ciclo do sono vigília

07/08/2023
Freepik

Sabemos que a hora de dormir é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo, mente e beleza.

Uma boa noite de sono é extremamente necessária, mas por trás desse simples ato de fechar os olhos e adormecer existem muitas etapas complicadas a serem seguidas e todas administradas pelo “capitão” do nosso corpo, a “peça-chave” do sistema nervoso, o cérebro.

O sono é definido por sua vez como uma perda temporária do nosso estado de consciência, com atividades motoras reduzidas e durante esse período as pessoas experimentam os sonhos, que são estímulos oníricos com visões e sons podendo estar dentro ou fora da realidade.

Para esse estado de inconsciência acontecer, existem funções do nosso sistema nervoso que auxiliam na indução do sono, dentre eles os temporizadores que ajudam a percebermos quando está de dia ou noite, as vias aferentes da nossa retina levam até o hipotálamo uma percepção de claro e escuro. Temos também a glândula pineal que sintetiza a melatonina que é uma das responsáveis por induzir  o sono.

Durante o sono apresentamos uma alteração no nosso estado de consciência, ou seja, mudança na resposta a estímulos externos, primeiro temos o estágio 1, a fase de sonolência com ondas leves de baixa frequência, estágio 2 de sono leve em que temos fusos de sono e algumas frequência de altas amplitudes chamadas de “complexo K” que correspondem a maior parte do nosso sono, estágio 3 com ondas lentas de alta amplitude, o estágio 4 de sono profundo e finalizando com um sono REM que consiste em uma hiperatividade dos olhos como quando estamos acordados, esse ciclo se repete em média 5 vezes por noite de sono. Tenham o seu corpo e mente vigorados em uma boa noite de sono!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.