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Nem todo pneu é igual

30/09/2022
Nem todo pneu é igual | Jornal da Orla

Carros elétricos já são considerados os veículos do futuro e para acompanhar essa tecnologia, o pneu não pode ser o mesmo de um carro comum

Pneu é o tipo de equipamento que a gente não dá muita atenção, a não ser que furem, não é mesmo? Esses dias li sobre pneus de carros elétricos e achei o assunto interessante. Você sabia que os pneus dos carros elétricos ou híbridos não são iguais ao pneu de um carro comum?
Sim, meu caro leitor. Nem todo pneu é exatamente igual. Pelo contrário, pneus para carros híbridos e elétricos tem mais tecnologia. Os carros híbridos ou elétricos já são considerados os veículos do futuro, e para acompanhar essa tecnologia, o pneu não pode ser o mesmo de um carro comum.

A primeira diferença é a emissão de ruídos. É que, por natureza, sem a presença de um motor a combustão (ou um motor de menor volume, como nos híbridos), o silêncio reina na cabine. Dessa forma, o som que os pneus fazem ao rolar no solo é muito mais perceptível. Algumas montadoras investem em proteções acústicas, mas o próprio pneu pode contribuir, usando uma banda de rodagem menos ruidosa ou com uma espuma interna. Ela faz com que o som percebido na cabine diminua em até 25%. Para saber o volume de decibéis que um pneu emite, basta o consumidor olhar a etiqueta do Inmetro, obrigatória em todos os pneus. Nela há um número que indica quantos decibéis esse produto emite. Quanto menor o número, melhor o conforto acústico.

Outros destaques que o pneu dos carros híbridos/elétricos tem que ter são: uma menor resistência ao rolamento, para ampliar a autonomia do veículo, mais aderência, pois esses carros tem um torque alto e aguentarem mais peso, pois as baterias tem um peso considerável.
Eu fico por aqui. Volto na próxima semana com mais novidades. Abraços e até lá.

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