Alta Rotação

Viagens bate e volta também precisam de revisão do carro

03/05/2024
Divulgação

No meio desta semana, tivemos um feriado importante, o Dia do Trabalho. A onda de calor que está alguns dias se manteve, o dia ficou ensolarado e com isso, vários turistas pegaram a estrada para curtir o dia de folga na praia. De acordo com a Ecovias, mais de 90 mil veículos desceram a serra em direção à Baixada Santista. E com o excesso de veículos, o motorista acabou pegando alguns pontos de lentidão nas estradas.

A viagem de São Paulo até o nosso litoral não é uma viagem longa. Até Santos, por exemplo, são cerca de 70 km. Como a viagem é curta, muitas pessoas não se preocupam em fazer uma revisão no carro antes de pegar a estrada e com isso, os problemas aparecem. Por isso, é importante fazer essa manutenção, para evitar dores de cabeça.

Antes de pegar a estrada, é importante verificar freios, amortecedores, luzes, óleo, pneus, documentos e equipamentos obrigatórios. O veículo deve estar em perfeito estado, a fim de garantir uma viagem tranquila.

Itens como o óleo do motor, da direção, os freios e a água do radiador devem ser verificados. É importante também que o alinhamento e o balanceamento do carro estejam corretos. Quando o veículo está “desalinhado”, o carro joga para um dos lados, gastando de forma irregular os pneus e colocando em risco a segurança. O balanceamento é necessário para evitar vibrações que também aumentam o desgaste dos pneus.

Antes de qualquer viagem, curta ou longa, deve-se calibrar os pneus. Pneus murchos comprometem o desempenho do carro, provocam maior consumo de combustível, além de aumentar os riscos de acidentes. Lembre-se: para trocar pneus é preciso levar no veículo alguns equipamentos básicos e obrigatórios: chave de roda, macaco, estepe e triângulo para sinalização.

Não se esqueça: submeter o carro a revisões mantém você e a sua família segura e garante maior tranquilidade para a viagem. Eu fico por aqui, até a próxima!

 

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço