Cidades

Navio Atlântico traz médicos, helicópteros e ficará o tempo que for preciso para socorrer vítimas da tragédia no Litoral Norte

23/02/2023
Divulgação/Governo de São Paulo

Ministros França e Waldez vão atender amanhã (24/2), na Autoridade Portuária, em Santos, prefeitos da Baixada e Vale do Ribeira

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França; o ministro da Integração Regional, Waldez Góes; o almirante da Marinha, Guilherme da Silva Costa, e o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenade), Armin Braun, entregaram, por ordem do presidente Lula, às forças conjuntas que socorrem as vítimas da tragédia, em São Sebastião, o navio Atlântico, equipado com médicos, dentistas, helicópteros, embarcações e fuzileiros.

Assim, Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de São Sebastião atuarão em conjunto o Governo Federal para ampliar o atendimento médico, já que o porta-aviões Atlântico conta com sistema de saúde para 200 leitos e UTI, além de embarcações e helicópteros para o resgate de pessoas que estejam isoladas.

O ministro Waldez afirmou que já foram empregues R$ 60 milhões nas ações para socorro às vítimas da tragédia e, com as próximas ações, “certamente mais R$ 60 milhões serão aplicados nas próximas semanas”.

Waldez reforçou que é necessário aprimorar os sistemas de alertas, com mais sirenes, mas principalmente com a conscientização da população para a saída imediata das moradias quando avisadas. Segundo Waldez, há 14 mil pontos de risco no País, onde vivem 4 milhões de pessoas.

O ministro Márcio França, que montou a Central de Ajuda do Governo Federal na Autoridade Portuária de Santos, disse que, ao todo, mil pessoas formam agora, com a chegada dos fuzileiros e pessoal da saúde do Atlântico, a força conjunta de socorro às vítimas do Litoral Norte. “O navio ficará aqui o quanto for necessário”.

O Atlântico é o maior navio da Marinha, tem múltiplo uso e é ultraequipado. “Foi adaptado para essa situação de emergência e já realiza buscas nas ilhas e praias sem acesso por terra para prestar socorro às pessoas eventualmente isoladas”, afirmou França, que elogiou a atuação da Marinha, das defesas civil Nacional, do Estado e das prefeituras, bem como de todas as equipes que trabalham na operação de atendimento aos municípios atingidos, que prontamente abriram mão do descanso de Carnaval e continuam trabalhando incansavelmente.

Internet

O Ministro França informou, também, que as quatro antenas enviadas pelo Governo Federal já estão viabilizando o acesso à internet e telefonia móvel nas praias Juquehy e Barra do Sahy.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, enalteceu a união de todas as forças, dos governos federal, estadual e municipal, e informou que já tem área plana para construção de casas populares em Barra do Sahy.

Baixada e Vale – França estendeu a operação às cidades da Baixada e Vale do Ribeira e promoverá, amanhã (24/2), encontro do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com os prefeitos destas regiões, que levarão as demandas relacionadas aos danos causados pelas chuvas do feriado de Carnaval. A reunião será na sede da Autoridade Portuária de Santos, na Avenida Rodrigues Alves, sem número, em Santos, a partir das 10 horas. Após a reunião haverá coletiva de imprensa.

Ubatuba e Ilhabela – Em Ubatuba, com a prefeita Flávia Pascoal, os ministros receberam as reivindicações e informaram que os planos de trabalho foram aprovados pela Defesa Civil Nacional, o que facilitará a liberação de recursos federais, o que também aconteceu com Ilhabela, cujo prefeito, Antônio Colucci, foi atendido pelos dois ministros.