Cultura

Museu do Café realiza colóquio sobre patrimônio e arquitetura

18/10/2022
Divulgação/Museu do Café

Na quinta-feira (20/10), o Museu do Café promove o 5º Colóquio do Patrimônio e Paisagem do Café, em parceira com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura e as Jornadas Culturais, realizada pelo Centro de Memória Bunge. Marcado para acontecer das 14h às 19h, o evento terá tradução em Libras e adotará o modelo híbrido, sendo que a ação presencial acontecerá no auditório do MC, mediante inscrições, e também haverá transmissão ao vivo no YouTube.

A programação pretende divulgar as ações de pesquisas desenvolvidas no meio acadêmico, museal e institucional, bem como disseminar propostas voltadas à preservação dos patrimônios materiais e imateriais.

Com o tema “VALORIZAÇÃO E RESIGNIFICAÇÃO DOS PATRIMÔNIOS: o material e o imaterial dos patrimônios alimentares de Santos”, a edição envolverá diversas perspectivas e conexões sobre o café e o trigo, de modo transversal e interdisciplinar, resultando em inter-relações na atuação dessas entidades que tratam da preservação da memória e do patrimônio. Assim, a iniciativa trará a paisagem cultural em sua perspectiva, englobando diferentes camadas que compõem o conceito, direcionando o foco para a cidade de Santos e apresentando remanescentes materiais e referenciais imateriais.

Na ocasião, serão realizadas duas mesas redondas. A primeira delas, “Histórias Regionais e Memórias Afetivas: os patrimônios alimentares na cidade de Santos”, debaterá a histórica constituição da paisagem urbana e portuária da cidade de Santos e de outros patrimônios que marcam o espaço e a memória afetiva da população, contando com a apresentação de projetos de pesquisa que têm como base a História Oral. O encontro terá a participação de Cláudia Leonor Oliveira, sócia-fundadora do Museu da Pessoa, José Esteves Evagelidis, da Fundação Arquivo e Memória de Santos, e Pietro Marchesini Amorim, pesquisador do Museu do Café. A mediação será de Viviane Morais, historiadora do Centro de Memória Bunge.

Já a segunda mesa do evento, terá o título “Café, porto e cidade: patrimônios da memória urbana” e trará a perspectiva de cidade território partindo do olhar e da análise da paisagem cultural. A referência, nesse caso, é o patrimônio edificado do café correlacionado com o tema, como a construção de rodovias, a modernização do porto e as cidades que se desenvolveram no auge do ciclo econômico, a exemplo de Santos. A atividade terá a presença de Cezar Honorato, Professor Titular em História Econômica e Social da Universidade Federal Fluminense, Victor Hugo Mori, arquiteto, técnico do IPHAN/SP e Conselheiro do CONDEPHAAT, e Bruno Bortoloto do Carmo, pesquisador do Museu do Café. A mesa terá a mediação de André Munhoz de Argollo Ferrão, Professor Livre Docente da Unicamp e coordenador do projeto “Arquitetura do Café”.

Iniciadas em 2004, as Jornadas Culturais são palestras e oficinas gratuitas sobre preservação, conservação e divulgação de acervos históricos e culturais, enquanto o Colóquio do Patrimônio e Paisagem do Café acontece, desde 2018, trazendo experiências sobre o conceito de paisagem cultural ligadas ao café, pretendendo construir uma rede de troca e saber entre diversas instituições envolvidas na pesquisa sobre o tema.

O evento será gratuito, sendo que a participação presencial exige inscrição prévia: https://airtable.com/shrUcVbDBKfcyOKDC.