Alta Rotação

Movimento Maio Amarelo

13/05/2022
Movimento Maio Amarelo | Jornal da Orla

Durante esse mês acontece o Movimento Maio Amarelo, uma campanha mundial que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo é fazer uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar em ações e propagar o conhecimento, fugindo das fake News cotidianas. O movimento procura abordar toda a amplitude que o tema exige, nos mais diferentes níveis.

O tema da campanha é “Juntos Salvamos Vidas” e tem como principal ideia mostrar que, independente do que escolhemos como profissão, todos nós podemos salvar vidas. E o ambiente onde fazemos isso é o trânsito. Se fizermos o que é correto, podemos salvar vidas.

Números da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que os acidentes de trânsito são os maiores responsáveis, no mundo, por mortes de pessoas na faixa de 15 a 29 anos de idade; os segundos maiores na faixa de 5 a 14 anos; e os terceiros, de 30 a 44 anos. Não é à toa que a OMS trata as mortes no trânsito como uma epidemia mundial.

Por isso é que a segurança no trânsito precisa ser assunto do nosso cotidiano. Ele tem que ser conversado, debatido e discutido em todos os locais, desde a sala de aula, passando pelas reuniões de trabalho e incluindo as conversas de família. O esforço de mobilizar a sociedade é dever de todos nós. Precisamos aprender a ser responsável no trânsito, deve ser um mantra em nossas vidas, principalmente quando estamos atrás do volante, pois um dia estamos dirigindo, um pouco mais protegido, outro estamos a pé, mais vulnerável aos acidentes de trânsito.

Lembre-se, o mais forte deve sempre proteger o mais fraco.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.