Misturando sessões presenciais e atrações online, a ‘Ocupação Mirada 2021’ está prestes a aportar nos palcos e nas redes do Sesc SP. Especialmente idealizada para a retomada do Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas (evento bienal que reúne espetáculos da América Latina, Portugal e Espanha), a mostra ocorre de quarta-feira (24) a domingo (28) e traz 23 espetáculos em sua programação.
Tradicional lar do festival, o Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida) receberá um dos espetáculos presenciais da ocupação: ‘Sem Palavras’, com sessões na quarta (24) e quinta-feira (25), às 21h. Já a montagem ‘Sueño’, encenada sexta-feira (26) e sábado (27), às 19h, será apresentada no Complexo do Rebouças (Praça Eng. José Rebouças s/nº, Ponta da Praia). Os ingressos já estão à venda no site do Sesc e custam de R$ 20 a R$ 40, com limite de 4 convites por pessoa.
Espetáculos
De autoria de Marcio Abreu, o espetáculo ‘Sem Palavras’, encenado pela companhia brasileira de teatro, tem sua estreia em território brasileiro, após passar por festivais internacionais realizados na França e Alemanha. No palco, corpos diversos transitam por um apartamento durante um dia, indicando possibilidades de encontro e acontecimentos inesperados: um coletivo que se movimenta no nosso presente em constante reformulação.
Por meio de teatro, dança, música e performance, a peça traz histórias que não foram contadas, propondo a reinvenção da linguagem que tenta dar conta dos velozes acontecimentos contemporâneos.
Já a Sueño é uma livre adaptação de ‘Sonhos de uma Noite de Verão’, de Shakespeare, feita por Newton Moreno. A montagem será encenada no Centro Esportivo e Recreativo Rebouças, em um espaço ao ar livre preparado especialmente para receber a peça. Em cena acompanhamos a história de Vine, um diretor teatral chileno no exílio que passa vinte anos sonhando com seu espetáculo interrompido pelo golpe de 1973 e com as dolorosas lembranças de sua companheira Laura, desaparecida política.
Ocupação
Com 11 espetáculos, entre estreias e obras inéditas no Brasil, além da participação de produções de Portugal, Chile, México e Peru, a programação da Ocupação Mirada 2021 traz ainda ações formativas com representantes desses países e também da Bolívia, Equador e Colômbia.
A mostra realizou uma seleção de dez espetáculos do acervo do #EmCasaComSesc, que reúne produções exibidas durante a pandemia nas redes e plataformas do Sesc. Entre eles estão ‘Desconscerto’, com Matheus Nachtergaele; ‘Cérebro Coração’, com Mariana Lima, e ‘Mãe Coragem’, de Bete Coelho.
Durante o evento, na sexta-feira (26), haverá o lançamento da TePi – plataforma que reúne a produção teatral baseada no ‘Festival Teatro e os Povos Indígenas, Encontros de Resistência’. O conteúdo se desdobrará em outras ações como peças e mesa de debate.
A Ocupação também organizou o ‘Miradas Digitais’ que é uma ação com artistas convidados, que construirão narrativas para diferentes coleções de obras do Sesc Digital, das lives #EmCasaComSesc, entre outros. A ideia é envolver o público em uma viagem pelo tempo por meio da navegação nessas histórias contadas de formas inusitadas.