Saúde e Beleza

Mesoterapia

02/05/2022
Depositphotos

Mesoterapia ou também chamada de intradermoterapia é uma técnica que consiste na aplicação de medicamentos ou ativos, como vitaminas e enzimas, através de micro injeções intra-cutâneas, em determinadas zonas anatômicas, com intuito de tratar doenças e eliminar sinais e/ou sintomas associados.

A história da mesoterapia começa a 400 anos antes de Cristo, com HIPÓCRATES tratando um pastor com folhas de Cacto, o que nos lembra a técnica milenar de acupuntura. Ao longo dos anos vários médicos testaram a terapia injetando substâncias em pequenas quantidades na pele. No começo da década de 50 se espalhou a técnica de anestesia local, com infiltrações de substância analgésica( procaína) em pequenas doses. Em 4 de junho de 1958 nasce o nome mesoterapia proposto pelo Drº Michael Pistor, onde os ativos são injetados na camada do meio da derme, no mesoderma, por isso mereceu um nome global de Mesoterapia.

No Brasil o uso é off label e os produtos são importados, industrializados pois ainda não temos uma nomenclatura na ANVISA para registro. Os produtos devem ser estéreis, com água altamente purificada, com ativos lipossomados, sem adição de perfumes, preservativos e corantes. Alguns laboratórios estão fazendo estudos com alguns médicos Brasileiros para publicações para que entrem com pedido na Anvisa.

Hoje a técnica é muito utilizada em várias áreas da medicina, principalmente na dermatologia em diversos tratamentos como Acne, Xantelasmas, Vitiligo, Herpes, Psoríase, Alopécias e muitas outras doenças.

Na estética é um dos tratamentos que agrega resultados satisfatórios, demonstrando sua eficácia, variando entre tratamentos para gordura localizada, celulites, estrias, melasma, cicatrizes, antienvelhecimento, vasos e capilar.

Temos vários equipamentos que fazem a entrega dos ativos, mas a técnica original da mesoterapia é com agulhas.

Consulte o seu dermatologista e conheça os benefícios e os cuidados de cada tratamento.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.