A voz da consciência

Manda quem pode obedece quem tem juízo

31/05/2024
Manda quem pode obedece quem tem juízo | Jornal da Orla

Primeiro lugar de tudo ,uma vez que o campeonato Brasileiro está parado por duas rodadas a princípio. Segundo lugar e esse é o principal de todos, ao saber do caos instalado no Rio grande do Sul em razão das chuvas, e da situação que o estado se encontra, eu me perguntei qual seria a posição oficial , dos clubes diretamente envolvidos, no caso Grêmio Inter e Juventude de Caxias do Sul? Não existe posição sabe por quê? Porque eles estão envolvidos direta e indiretamente no socorro as vítimas no socorro aos desabrigados, preocupados em ajudar na reconstrução do seu estado , ajudar a encontrar pessoas que estejam desaparecidas.

Tem a questão igualmente importante, que é a seguinte a situação da drenagem de seus Estádios, por exemplo o o estádio do Grêmio só vai ter condições de jogo a partir do segundo reinado em julho, o Grêmio está na libertadores. Não sei como está a tabela de classificação de nenhum campeonato não estou acompanhando, mas quem joga bola seja de forma profissional ou amadora, pode dizer para mim se a questão do mando de campo é importante ou não? Mandar os seus jogos em casa principalmente quem está na parte de cima da tabela, assim como também é importante para quem está na zona do rebaixamento jogar em casa, eu quero falar com você meu leitor minha leitora aqui da coluna a voz da consciência . “Eu vi um vídeo nas redes sociais do Sport Center dos canais ESPN falando sobre a situação das chuvas no Rio grande do Sul, e ele dizia que 38 funcionários do Grêmio perderam absolutamente tudo” ou seja é preciso entender que o futebol nesse momento está em segundo plano esse é o fato que infelizmente muitos não entendem o básico que o futebol perdeu a importância para muita gente inclusive eu, o futebol hoje só tem importância para quem trabalha com ele.

Eu defendo e continuo defendendo que o campeonato Brasileiro, seja paralisado por tempo indeterminado até que o Estado do Rio grande do Sul se recupere 100% no sentido da sua estrutura, para que haja condição igual a todos os 20 clubes, e antes que eu esqueça deixa eu deixar um detalhe muito pequenininho presidente a decisão sobre a paralisação ou não do campeonato Brasileiro seja qual for a série, independente da situação, é sua seu Edinaldo, ou seja desde o primeiro momento, o senhor deveria tomar uma decisão imediata a partir dos fatos não precisa consultar ninguém clube nenhum,vai me desculpar mas o senhor não é a autoridade máxima no futebol brasileiro?então faz o seguinte decide seguindo a sua consciência. Não precisa consultar clube não velho, entenda isso por favor.

 

Em uma parte da  coluna, de estreia eu alertei chamei a , para o papel fundamental, na decisão de parar no campeonato ou não?

Das emissoras detentoras dos direitos de transmissão no caso eu falava das emissoras abertas SBT e Globo, porque existe um ditado que diz assim” manda quem pode obedece quem tem juízo” significa dizer nesse caso que aquela que tem os direitos de transmissão dos campeonatos nacionais e latino-americanos, tem poder de influência na decisão qualquer que seja ela a ser tomada, em uma conversa com um amigo eu escutei um argumento interessante, que se deve levar em consideração que é o seguinte os principais interessados na parada ou não do campeonato Brasileiro de futebol na série A são os clubes gaúchos Grêmio e Internacional e juventude, portanto devem ser ouvidos para que a CBF tome a melhor decisão, se para ou continua em andamento o campeonato Brasileiro na temporada de 2024. Agora deixa eu fazer uma pergunta aqui para vocês, o que é a seguinte

“Não existe prejuízo técnico no desempenho de uma competição, quando alteramos o local de uma partida de futebol mesmo que em caráter provisório por motivo e força maior, como agora a tragédia das chuvas que destruíram o Estado do Rio grande do Sul quase que em sua totalidade?

E para fechar eu quero deixar uma sugestão, ao seu Reginaldo Rodrigues presidente da CBF deveria haver uma cláusula de proteção aos clubes quando passam por situações de tragédia um período de carência que proteja eles do rebaixamento,  eu defendo desde que aconteceu aquela tragédia aérea com time da chapecoense no fim do ano de 2016 em voo para Colômbia para a disputa da final da sul-americana quando morreu 171 pessoas naquele voo”.

 

Eu gosto de uma conversa que me dá argumentos para continuação de uma coluna que eu tenho escrito,

não porque eu tenho que responder ninguém, mas sim porque gosto de refletir, então vamos lá partindo desse estudo que eu coloquei para cima para vocês, mas podemos dizer que a estrutura do futebol é de fato muito cara na manutenção e coisa e tal, para que ele seja paralisado até que tudo bem? Sim então vamos lá vamos falar um pouco de história o só futebol gaúcho conquistou em nome do filme bom brasileiro, 5  taças libertadores 3 do Grêmio 2 do Inter 2006 2010 no caso do Inter, já o Grêmio conquistou 83 95 e 2017 se não me engano? Mas eu vou confirmar essa informação, e dois títulos mundiais de clubes 83 o Grêmio conquistou contra o Hamburgo taça intercontinental vencendo o Hamburgo da Alemanha ,com o gol do seu atual técnico Renato porta Lupi ô -Renato gaúcho e o internacional de Porto Alegre venceu simplesmente o Barcelona em 2006 com gol de Adriano gabiru.

Vocês estão lembrados? Eu tô falando de um argumento por enquanto esportivo, porque negar é importante esportiva do Rio grande do Sul é uma ignorância, vai me desculpar.

Vamos falar em copa do Brasil? Então segura os títulos do GrêmioO Grêmio possui 5 títulos da Copa do Brasil. O clube gaúcho conquistou o torneio nas seguintes edições: 1989, 1994, 1997, 2001 e 2016.

O Grêmio conquistou o Campeonato Brasileiro de Futebol em 1981 e 1996. Em 1981, o Grêmio venceu o Campeonato Brasileiro pela primeira vez, e em 1996, o clube gaúcho conquistou o título nacional pela segunda vez em sua história. Essas duas conquistas são marcos importantes na história do Grêmio no futebol brasileiro.

 

O Sport Club Internacional, também conhecido como Internacional, tem 1 título da Copa do Brasil. O clube gaúcho conquistou a competição em 1992. Na copa do Brasil até o juventude não foi importância porque foi campeão no Maracanã contra o Botafogo no empate por 0 a 0 pois o clube gaúcho tinha a vantagem do empate

O Grêmio conquistou o Campeonato Brasileiro de Futebol em 1981 e 1996. Em 1981, o Grêmio venceu o Campeonato Brasileiro pela primeira vez, e em 1996, o clube gaúcho conquistou o título nacional pela segunda vez em sua história. Essas duas conquistas são marcos importantes na história do Grêmio no futebol brasileiro.

 

O Sport Club Internacional, também conhecido como Internacional de Porto Alegre, conquistou o Campeonato Brasileiro de Futebol três vezes em sua história. O clube gaúcho foi campeão brasileiro nos anos de 1975, 1976 e 1979. O Internacional é um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro e suas conquistas no Campeonato Brasileiro demonstram a sua história de sucesso no cenário nacional.

Posso falar ainda sobre os sobre os trabalhos de técnicos gaúchos, a frente da seleção brasileira de futebol, nas últimas quatro copas do mundo, de 2002 até 2022 o técnico foi, Luiz Felipe Scolari conquistando o pentacampeão na Coreia no Japão, 2010 Na África do Sul o Dunga assume a situação depois de um fiasco na Alemanha 2006 tô falando no sentido comportamental da coisa, porque no sentido futebol até que não porque a gente cumpre o padrão de que chegamos pelo menos nas quartas de final, 2010 a gente faz um primeiro tempo sensacional contra colônia nas quartas também, só que na volta do intervalo acontece o que aconteceu eu não preciso contar aqui. 2014 a copa no Brasil Luiz Felipe Scolari volta a seleção, e pede para Alemanha naquele como diria Luciano do Valle não há palavras para descrever o que aconteceu, 2018 Adenor Leonardo  Back

o Tite assume a seleção durante as eliminatórias classifica em primeiro lugar da da eliminatória da copa da Rússia em 18 e perde por 2 a 1 para Bélgica eu vou confirmar esse resultado aqui?

 

O que estragou na verdade o trabalho do Tite a frente da seleção, foi a politização o uso da seleção brasileira de futebol com um instrumento político, para favorecer um determinado campo político para não citar nomes

Acontece o que aconteceu com o Tele Santana que foi para duas copas também 82 e 86 o Tite vai para a copa do catar em 22, vamos aos pênaltis com a Croácia após o empate por um na prorrogação, e nós somos eliminados nas quartas de final também, só esse histórico que eu apresento aqui a você que vai ler esta crônica já motivo o suficiente para paralisar o campeonato Brasileiro momentaneamente se essa for a decisão da CBF. Por respeito a história esportiva de um estado que está nesse momento em calamidade pública até onde eu sei, quase 90% para não dizer a sua totalidade do Estado do Rio grande do Sul está embaixo da água.

Para concluir que isso aqui ficou muito longo eu quero repetir, eu defendo que o campeonato brasileiro de futebol da séries com envolvimento de clubes gaúchos, sejam paralisados até que o o Estado do Rio grande do Sul se recupere se restabeleça na sua estrutura física plenamente a sua capacidade econômica etc um simples motivo, que é o respeito a história dos gaúchos no futebol brasileiro ou o quê não haja queda de ninguém principalmente na série A caso os clubes gaúchos estejam na zona do rebaixamento, não é difícil entender o argumento que eu apresento naquele texto Freud não explica. Eu não posso deixar de falar, sobre uma questão, que em grande parte das vezes clubes do nosso futebol vendem os mandos de campo para aumentar arrecadação, isso sempre fez e sempre vai fazer parte do nosso futebol independente de série por quê pertence a autonomia, de cada diretoria de clube seja de qual estado for, de novo os gaúchos vivem uma situação, Extraordinária nunca antes vista na história  do Brasil pelo menos eu não lembro de uma chuva destruir um estado praticamente inteiro?

Eu sei que as chuvas de verão principalmente, algumas regiões de certos Estados, mas um estado inteiro praticamente eu não me lembro? Eu não sou absolutamente ninguém, para ensinar nada , mas eu vou deixar um recadinho não é porque aconteceu lá embaixo no Sul do Brasil que você não deve ter empatia para as pessoas, não é porque a a água não chegou a sua porta ou ao seu quintal ou não bateu nas suas nádegas que não pode acontecer com a gente então nesse momento, de dor e sofrimento , a gente deve prestar solidariedade a quem tá no meio de uma calamidade pessoal como é estar desagregado, e mais uma vez não tem nada a ver com política porque eu estou dizendo, estou dizendo sim sobre uma questão humanitária. E um conselho se a política não faz a sua parte o sistema não faz a sua parte, que a iniciativa privada faça você enquanto pessoa física.

 

A política a gente discutir depois aliás esse é um ano de se discutir o destino dos municípios, só um recadinho a mais, tomem muito cuidado na hora de decidir se eu voto é você e a urna e mais ninguém não siga pela cabeça dos outros seja você a sua voz.

Não espere nada do outro simplesmente faça a sua parte, se você sentir que deve fazer alguma coisa.   e eu tenho mais algumas coisas a dizer, nós vivemos numa época pós copa do mundo de 2014, então ou os ambulantes que vendem churrasquinho de gato e outros gêneros alimentícios tipo pipoca refrigerante etc. Ou estão na parte de dentro do estádio, Como locatários de espaços ou ou estão lá metros e metros de distância do estádio porque essas arenas modernas na  verdade transformaram o futebol em um esporte de elite afastaram o público dos Estados eu vou dar dois exemplos do que eu estou falando, um primeiro a violência afastou muita gente do estádio eu por exemplo não vou mais e não tem mais nem vontade de ir, o outro motivo é o custo, hoje em dia se você não for sócio do clube participar de um tipo de programa de sócio-torcedor, seja qual for o clube você não frequenta estádio de futebol essa é a verdade  obrigado pela atenção.

 

Leia mais: Freud não explica 

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço