Com o crescente número de apreensões de patinetes elétricos em Santos, a locadora JET anunciou que começará a repassar multas aos usuários que infringirem as regras de trânsito. Mais de 200 veículos foram apreendidos somente em fevereiro deste ano, em operações conjuntas da Guarda Municipal Civil e CET-Santos.
A JET informou que as multas, no valor de R$ 150, aplicadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos), serão repassadas aos usuários responsáveis pelos descumprimentos. A medida já está em vigor e ocorre quando a CET-Santos apreende um veículo e aplica a multa à empresa. Posteriormente, a locadora avalia o motivo da apreensão e decide se repassará a multa ao usuário. Este, por sua vez, terá a possibilidade de recorrer da decisão.
Durante operações entre os dias 10 e 18 de fevereiro, foram registradas 145 apreensões na cidade. A JET esclareceu que analisará cada caso individualmente, considerando circunstâncias como estacionamento emergencial. Quando determinado que o cliente é responsável pela multa, a empresa emitirá uma notificação e, caso haja cartão cadastrado na conta do usuário, o valor será debitado. Além disso, o usuário poderá ser impedido de realizar futuras viagens.
Para contestar a multa, os usuários podem recorrer por meio do chat 24 horas disponível no aplicativo da JET.