Comportamento

Larissa Manoela: Dinheiro não pode ser prioridade entre pais e filhos

23/08/2023
Reprodução/TV Globo

O caso da atriz Larissa Manoela, que tornou público o rompimento com os pais por causa de divergências financeiras, expõe uma questão delicada na relação entre familiares que administram a renda dos filhos.

Atualmente com 22 anos, Larissa iniciou sua carreira artística aos 4 anos. Os pais a representavam juridicamente e cuidavam dos seus contratos publicitários e gestão do patrimônio. Nos últimos meses, a atriz questionou a falta de autonomia financeira e manifestou a vontade de assumir a condução da sua carreira.

Sem acordo, Larissa decidiu abrir mão do patrimônio de R$ 18 milhões em favor dos pais e seguir por conta própria. Embora os dois lados tenham afirmado que mantêm o amor e consideração entre si, o distrato dos negócios está sendo discutido na Justiça.

Impacto emocional em crianças artistas

Para a educadora parental Stella Azulay, é delicada a situação de filhos crianças e pré-adolescentes que fazem sucesso artístico. Isso porque muitos se transformam na principal fonte de renda da família e ficam muito expostos nas redes sociais.

“É delicado o impacto emocional na vida deles, na formação e construção de caráter futuro deles e como a família vai lidar com esse dinheiro no amanhã. Os pais se sentem no direito, afinal eles administram a carreira, mas os filhos tiveram fases da própria vida que foram prejudicados ou contaminados pela superexposição”, argumenta.

A educadora alerta para que os pais pensem antes de fazer com que os filhos se tornem a principal fonte de renda da família. Para ela, isso pode se transformar em verdadeiro transtorno.

“Todos precisamos colocar a mão na consciência e entender a influência que nós (pais), responsáveis, temos quando expomos os nossos filhos. Quando transformamos eles em fonte de renda e como isso vai ser administrado, tanto na prática no amanhã, quanto emocionalmente para todos os lados.”

Para  a educadora, o foco deve ser a preservação das relações familiares acima de tudo. “Esse caso ganhou as mídias e vem expor um lado negro da humanidade: o quanto o dinheiro corrompe o relacionamento de amor e vínculos entre pais e filhos, entre famílias.”