Leitura

Jornada Cultural Realejo recebe Arthur Veríssimo

02/03/2023
Jornada Cultural Realejo recebe Arthur Veríssimo | Jornal da Orla

Contemplada pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio à Cultura (Promicult) da Prefeitura Municipal de Santos/Secult, a JORNADA CULTURAL REALEJO terá sua primeira edição entre os meses de março e maio de 2023.

A iniciativa reúne autores da região e de todo país em atividades de fomento à leitura, incluindo workshops, sessões de autógrafos e contação de histórias, além de apresentações musicais.

A programação, totalmente gratuita, com curadoria do livreiro José Luiz Tahan, será realizada na Livraria Realejo (Av. Marechal Deodoro, 2 – Gonzaga), em Santos (SP), sempre aos finais de semana, a partir das 15h.

Já no dia 4 de março, sábado, o encontro de abertura traz o escritor e jornalista carioca Arthur Veríssimo, que recentemente lançou a obra Onde Road – Memórias de Um Jornalista Gonzo, pela Realejo Livros. As inscrições para sua oficina literária (20 vagas), que abordará temas com seu processo de criação e bastidores da reportagem, já estão abertas, pelo telefone (13) 3289-4935. Após a oficina, às 17h, Veríssimo participa de sessão de autógrafos na própria livraria, seguida de apresentação musical com o duo Choro de Bolso.

“A Livraria Realejo, como livraria de rua em sua essência, sempre teve entre suas premissas a promoção de encontros entre autores e leitores, além do diálogo com outras linguagens artísticas. Com a Jornada Cultural avançamos neste sentido, construindo uma programação ampla e eclética, que vai contemplar diversos públicos, dos iniciantes aos já iniciados na leitura”, comenta José Luiz Tahan.

Mais sobre Arthur Veríssimo

Em seu terceiro livro, Veríssimo reúne 32 crônicas e reportagens especiais que relatam experiências vividas em todos os continentes. Com edição da Realejo Livros, “Onde Road – Expedições e Desventuras de um Jornalista Gonzo”está disponível para venda em todo país pelo site : www.oseulivreiro.com.br.

Entre gurus, charlatões, atletas, artistas, políticos e peregrinos, entre outros, o autor manteve seu radar ajustado e conectado à história das civilizações e aos caminhos espirituais. Repórter, fotógrafo, pesquisador, palestrante e educador, Veríssimo se reafirma neste novo livro como um personagem de suas próprias histórias (o chamado gonzo jornalismo), dialogando com suas duas obras anteriores – “Karma Pop” (2010) e “Gonzo, 30 Anos de Jornalismo Transcultural” (2014).

Atualmente, também produz reportagens para publicações impressas e web, podcasts e TVs, além de projetos de séries e um filme sobre sua vida de comunicador.

Próximos convidados

A Jornada Cultural Realejo será semanal e outros convidados já estão confirmados para as datas seguintes. No dia 31 de março, por exemplo, será a vez da escritora Martha Batalha, da Companhia das Letras, colunista de O Globo e autora de títulos como “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, cuja adaptação para o cinema (“A Vida Invisível”, dirigida por Karim Aïnouz) representou o Brasil no Oscar e foi premiada em Cannes. Suas obras já foram publicadas em mais de 18 países.

Outros autores do catálogo da Realejo também participarão, entre eles Júlio “JB” Bernardo (“Pernil e Uma Noites”), no dia 8 de abril; Moacir Assunção (“Os Homens Que Mataram o Facínora”), dia 15 de abril; e Cássio Zanatta (“O Máximo Que Eu Consegui”), dia 22 de abril.

 

Sobre o Promicult

O Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio à Cultura (Promicult), conhecido também com Lei Alcides Mesquita, é uma iniciativa da Secretaria de Cultura (Secult) que permite pessoas físicas e jurídicas destinarem até 20% do valor devido de IPTU ou ISSQN para projetos do setor, em Santos. Dos recursos arrecadados com os incentivos fiscais, 10% serão investidos em futuras ações culturais apoiadas pelo Fundo de Assistência à Cultura (Facult).

Através do Promicult, a Jornada Cultural Realejo tem o apoio do Grupo Mendes.

Sobre a Realejo Editora

Nascida em Santos (SP), das experiências do livreiro José Luiz Tahan no encontro com leitores em um balcão de livraria de rua, a Realejo Editora construiu seu catálogo a partir de obras que dialogam com as referências locais e a identidade nacional. A trajetória da Realejo Editora também tem sido determinante para a realização do festival Tarrafa Literária, que há 14 anos reúne na cidade litorânea alguns dos mais importantes autores do país.