Leitura

Instituto produz livro sobre a história do Porto de Santos

30/08/2023
Reprodução

O Instituto Histórico e Geográfico de Santos está produzindo um livro que narra a história do Porto de Santos, traçando sua história desde os tempos coloniais até os dias atuais. A condução do projeto está sob a responsabilidade do jornalista e escritor Sergio Willians, que também comanda a instituição cultural.

“Sua trajetória se manteve como farol, iluminando o comércio de produtos como açúcar, sal, tabaco e algodão até o café, que catalisou a transformação do país. De forma mais contemporânea, o porto abarcou o escoamento de soja, suco de laranja, trigo e uma abrangente gama de produtos agrícolas e industriais. Além do seu relevante papel comercial, o Porto de Santos também carrega a fama de ter sido a porta de ingresso para incontáveis ondas de imigrantes, representando uma diversificada teia de nacionalidades, as quais substancialmente contribuíram para enriquecer a tapeçaria da diversidade cultural brasileira”, argumentou Sergio Willians, que já deu o pontapé inicial no processo de pesquisa.

A proposta do projeto é editar mil unidades de um livro sobre a história do Porto de Santos com cerca de 420 páginas, meticulosamente criada com um design moderno e cativante.

1532 – Primeiro atracadouro da capitania, entre a praia do Góes e Ponta da Praia, dá início à história do maior porto da América Latina

A obra conta com a chancela da Lei Rouanet e já conta com um patrocinador, que é a Autoridade Portuária de Santos. Ela contemplou em 2022, em seu edital cultural, uma parte dos custos do projeto.

Agora o Instituto está em busca do complemente e está negociando com outras empresas que queiram agregar suas marcas a este projeto do livro, que será uma referência da história do Porto de Santos.