Hailton Santos
A criação do Instituto Mar Azul, em meados de 2012, se deu de forma curiosa e incomum. Sua história começa quando um dos fundadores contrai uma infecção surfando em uma das praias da cidade de Santos.
O caso teve grande repercussão e ascendeu o alerta do grupo sobre os impactos e as consequências do microlixo nas praias tanto para a vida marinha como para o ser humano.
“Quando nós soubemos desse acontecimento, ficamos indignados e preocupados com a quantidade de microlixo existente nas nossas praias e então decidimos fazer algo para amenizar esse problema”, comenta Hailton Santos, atual diretor-presidente do IMA.
Inicia-se então, uma série de encontros e discussões sobre a qualidade das praias de Santos. O resultado: Uma caminhada na faixa de areia da praia de Santos com mais de 50 voluntários. A ação, que aconteceu no dia 26 de agosto, mesmo ano em que o surfista contraiu a infecção, foi denominada “Manifesto Onda Azul”, dando início à fundação do IMA.
De lá para cá, vários projetos foram desenvolvidos durante esses 9 anos de existência com destaque aos projetos “Diagnóstico do Microlixo na Praia de Santos” (2017/2018) e, pioneiro no Brasil o projeto de “Avaliação do Microlixo nas praias de Santos”, uma iniciativa de Ciência Cidadã”, idealizada pelo Prof. Dr. Ítalo Braga de Castro, docente e pesquisador da universidade, e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em parceria com o Instituto Mar Azul.
A nossa proposta nessas ações de limpeza é o recolhimento, identificação e quantificação de lixo descartado de forma irregular nesse ambiente, com o objetivo de diagnósticar e realizar campanhas alertando a população local, turistas e banhistas sobre o impacto negativo no descarte irregular de resíduos nesse ambiente, assim como auxiliar o poder público na implementação de políticas públicas eficazes no combate ao lixo nesses ambientes.
Histórico do Instituto Mar Azul-IMA
O Instituto Mar Azul é um órgão não governamental que representa a sociedade civil em defesa da criação de políticas públicas relacionadas à balneabilidade das praias e preservação da vida marinha e já realizou 76 mutirões de limpeza de praia desde a sua criação em 2013 retirando cerca de 640 mil fragmentos de microlixo, 255 mil bitucas/pontas de cigarros, 251 mil plásticos diversos, 42 mil fragmentos/embalagens de isopor da faixa de areia, mar e calçadão das praias de Santos. Outro dado importante é a participação, em 50%, de crianças e adolescentes nesses anos de ações desenvolvidas.
Hailton Santos é educador físico e Diretor Presidente do Instituto Mar Azul.
…
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.