Sala de Ideias

Hidratação: o Chimarrão e Tererê não substituem a água!

16/06/2023
Depositphotos

Marielle Batista da Silveira Araujo

Como sabemos, o consumo de água é fundamental para manter a saúde em dia! No entanto, a ingestão adequada muitas vezes não é um hábito frequente como deveria ser. Atualmente, vemos muitas pessoas usando o tradicional Chimarrão ou Tereré (bebida feita com erva-mate, assim como o chimarrão, porém preparado com água gelada ao invés de água quente) como alternativa para substituir a água. Afinal, o chá é feito com água, certo? Porém, quando o assunto é hidratação, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, apesar de essas bebidas contribuírem para a ingestão de líquidos, elas não cumprem totalmente a função de hidratar o nosso corpo.

A erva-mate é uma planta que contém compostos bioativos, como antioxidantes e estimulantes naturais (como a cafeína). Esses compostos podem auxiliar na disposição e no foco durante o exercício! Porém, substituir a sua garrafinha de água por chás durante o treino, não é uma boa ideia, já que durante qualquer exercício físico, o corpo tende a perder líquidos através do suor, e a reposição adequada é fundamental para evitar a desidratação e manter um bom desempenho no treino! A substituição da ingestão de água por essas bebidas não é recomendada porque embora o chimarrão contenha água em sua preparação, a cafeína presente na bebida tem um efeito diurético. Isso significa que a ela pode aumentar a produção de urina e, em alguns casos, contribuir para uma maior perda de líquidos.

Portanto, se você estiver consumindo essas bebidas regularmente, é importante beber água adicionalmente para garantir uma hidratação adequada e compensar qualquer efeito diurético da cafeína, principalmente se estiver consumindo essas bebidas durante a prática de alguma atividade física!

*Marielle Batista da Silveira Araujo – CRN3: 7325-3

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.