Saúde e Beleza

Hemangioma Rubi

16/05/2022
Depositphotos

O hemangioma rubi (HR) também chamado de angioma rubi, angioma senil ou nevo rubi é uma dermatose de origem vascular, representando a proliferação vascular adquirida mais comum e extremamente frequente, acometendo mais de 75% da população acima de 70 anos de idade.

O HR é de etiologia desconhecida, mas se relaciona a fatores como envelhecimento, exposição solar e possui origem genética, admitindo também influências hormonais, pois frequentemente aumentam na gravidez e depois do parto podem involuir.

Clinicamente é caracterizado por lesões de cor vermelho vivo brilhante a vermelho escuro, inicialmente plana e podendo aumentar de tamanho com o tempo, variando desde máculas puntiformes até lesões papulosas e polipóides com cinco milímetros de diâmetro. Ocorre mais frequentemente no tronco, extremidades proximais e couro cabeludo.

A biópsia da lesão revela capilares dilatados e congestos e por veias pós-capilares localizados na derme papilar.

O tratamento é realizado por razões cosméticas, pois não apresenta nenhum risco para a saúde, porém, em alguns casos, pode traumatizar ao se coçar e até mesmo com o atrito entre braços, pernas, roupas e ao pentear os cabelos, correndo o risco de sangramento, infecção e formação de granuloma piogênico.

Se houver sangramento, deve-se procurar um dermatologista para fazer um diagnóstico mais preciso e realizar o tratamento mais adequado, que pode ser através de um procedimento cirúrgico ou mais modernamente com laser, que promove a elimição do hemangioma rubi , por diminuição do fluxo de sangue no vaso.

Procure sempre a avaliação correta com o seu médico dermatologista.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.