Sala de Ideias

Hábitos na cozinha que parecem inofensivos… Mas não são!

13/09/2023
<a href=

Marielle Batista da Silveira Araujo

Alguns de nossos hábitos na cozinha parecem inofensivos, mas na verdade são bem nojentos se olharmos de perto! Embora eles possam parecer convenientes no momento, na realidade todos podem ser prejudiciais para a saúde! Hoje você vai entender o porquê! E mais que isso… Vai aprender a mudar esses hábitos com práticas simples.

1) Você já teve preguiça de pegar um copo para se servir de suco e simplesmente tomou um gole no gargalo da caixa e guardou na geladeira de novo? Ou então fez uma receita, um molho por exemplo, provou um pouquinho com a colher e usou a mesma colher para continuar mexendo o molho na panela… E para completar usou a mesma colher para servir a preparação pronta? Pois bem… Provavelmente você já deve ter ouvido que não se deve colocar a mesma colher que usamos para comer de volta nos alimentos, ou tomar leite direto do gargalo, pois isso faz o alimento azedar. Isso acontece, pois, o processo de digestão já começa na boca, com o contato do alimento com a saliva. A saliva possui uma enzima conhecida como amilase salivar, ela é o primeiro agente responsável pela digestão química.

O papel dessa enzima é justamente quebrar as moléculas de amido da comida, o que, na prática  significa “azedar”. Então qualquer contato com a saliva já faz o alimento começar a ser digerido e consequentemente ele azeda! Além disso, a nossa boca também contém bactérias que aceleram a decomposição dos alimentos, contribuindo para que o alimento estrague mais rápido. Como se isso não fosse ruim o suficiente, os itens contaminados podem ainda gerar a chamada intoxicação alimentar, capaz de gerar vômitos, dores abdominais, cólicas, diarreia ou febre em outros grupos de pessoas que possam consumir o alimento logo depois de você! Então lembre-se… Não custa nada utilizar talheres diferentes ou um copo! É mais higiênico e seguro!

2) Você já usou o mesmo pano para diferentes superfícies e finalidades na cozinha? A nossa cozinha é um “terreno fértil e perfeito” para bactérias. Por isso, quando utilizamos os mesmos panos para limpar diferentes superfícies, tudo o que estamos fazendo é espalhar essas bactérias. Lave sempre os panos regularmente e não use o mesmo pano de prato para limpar respingos de comida pela cozinha, ou para secar a louça, ou para (pior ainda) limpar a boca! É importante ter panos/toalhas diferentes para cada situação!

3) Você lembra a última vez que limpou direito o interior do liquidificador, ou da torradeira… ou lavou os potinhos de tempero da sua cozinha? Se você já deu só uma “sacudida” em algum desses itens achando que era o suficiente, pense duas vezes! Esses itens são perfeitos para o crescimento de bactérias, pois são mais difíceis de limpar. Por isso é importante dar uma atenção maior na limpeza deles uma vez a cada algumas semanas.

4) Você já foi na feira, comprou várias hortaliças/frutas que vinham em saquinhos… chegou em casa, guardou tudo na geladeira (com o mesmo saquinho) e foi consumindo  sem higienizar nadinha? Esse hábito é perfeito para gerar germes e bactérias. O recomendado é jogar fora esses saquinhos e higienizar suas hortaliças e frutas da forma correta antes de armazená-las na geladeira.

Esses foram só alguns hábitos mais comuns que vemos por aí! Por mais que você pense que eles podem não causar problemas tão sérios. A realidade é que eles podem sim gerar situações preocupantes, principalmente quando há crianças ou idosos que vão consumir as mesmas coisas que você. Não se esqueça que prevenir é a melhor opção para garantir saúde e segurança para você e para o próximo!

Marielle Batista da Silveira Araujo – CRN3: 7325-3. Nutricionista.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.