Acontece hoje, no gabinete do prefeito de Guarujá, Farid Madi (Podemos) o lançamento de um abaixo-assinado em defesa da implantação de um Instituto Federal em Guarujá. É mais uma ação à promessa do presidente Lula, feita durante sua passagem por Santos para lançar o edital do túnel Santos-Guarujá, de construir uma unidade de ensino na cidade.
Assunto relevante
Já no dia 4, às 18h, acontece na Câmara de Guarujá uma audiência pública convocada pela Comissão de Assuntos Relevante criada para debater o tema. O grupo é formado pelos vereadores Ariani Paz, Edilson Dias, Anderson Bernardes, Alexandre Alves e Mário Lúcio. Já confirmaram presença representantes de 15 associações de classe, instituições, sindicatos e entidades ligadas ao setor turístico.
A 101ª
A desconfiança em Guarujá é de que a promessa, feita no improviso pelo presidente da República, não se concretize. Lula anunciou o Instituto Federal na cidade diante de uma plateia que gritava e empunhava cartazes com a solicitação. “Quem faz 100, para 101. Então vou fazer mais um em Guarujá”, disse o presidente.
Prende e solta
Antes de embarcar para Paris, onde visita a Polícia Municipal da capital francesa e profere palestra na Universidade Sorbonne, a secretária de Segurança Pública de Santos, Raquel Galinatti, gravou um vídeo em resposta à declaração do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, de que “o Judiciário é obrigado a soltar porque a Polícia prende mal”.
Desrespeito à polícia
Segundo ela, a frase é, no mínimo, desrespeitosa. “É um ataque direto a todos os policiais, que arriscam suas vidas todos os dias. O ministro foi a favor da audiência de custódia, sem regulamentação adequada, o que abriu um caminho sem volta para a soltura em massa de criminosos”, afirmou.
Monstro preso
A deputada estadual Solange Freitas (União) comemorou a prisão de um homem que cometeu atrocidades contra a própria esposa em Guarujá e quer que as ações de proteção às mulheres vítimas de violência sejam ampliadas. Ela, que acompanhou pessoalmente o caso de Márcia, afirmou que vai cobrar as prefeituras da região, para que tenham uma rede de apoio para as mulheres vítimas de violência doméstica.
Nova eleição em Eldorado
Não é apenas Mongaguá que terá nova eleição para prefeito. Os moradores de Eldorado voltam às urnas em 6 abril, depois que o candidato mais votado em 2024, Elói Fouquet (PSDB), teve o registro da candidatura cassado por improbidade administrativa. Ele foi condenado, em seu mandato de prefeito, ter pago por obra superfaturada. Eldorado tem 11.006 eleitores aptos a votar, dividos em 50 seções eleitorais.
Do Dique para o mundo
O projeto Parque Palafitas motivou a visita a Santos da jornalista francesa Louise Raulais, do canal France 24, na semana passada. Ela se dedica a realizar reportagens sobre questões ambientais. “Soube de vários projetos que foram implementados pela Prefeitura ao longo dos últimos anos e vim entender melhor essas iniciativas e investimentos”.
Exemplos
Segundo ela, as mudanças climáticas têm efeito especial nas cidades litorâneas, como a elevação do nível do mar e a erosão costeira, “É uma crise e uma preocupação mundial. Mostrar exemplos de outros países pode ajudar, trazer ideias ou até despertar futuras parcerias”.
Deixe um comentário