Roteiros Nacionais Turismo

Aromas e gostosuras do Vale do Paraíba & Mantiqueira

11/10/2023
Mirian Ribeiro

Mirian Ribeiro

Rota Gastronômica do Vale do Paraiba & Mantiqueira

A Serra da Mantiqueira é um destino completo de sedução: encanta os olhos por suas belezas naturais e alimenta o corpo e a alma com a produção regional extraída da terra e a gastronomia saborosa e afetiva. E foi para mostrar toda esta riqueza que o programa Sabor de SP, uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Viagens (Setur) em parceria com o Senac e o Mundo Mesa, montou a rota gastronômica Vale do Paraíba & Mantiqueira com paradas por fabricantes de queijos, doces, azeites, cervejas artesanais, produtos orgânicos, restaurantes de comidas típicas e outros, todas acessíveis ao público.

Além dos deslumbrantes cenários naturais da Mantiqueira, desenhados por montanhas e rios – com destinos turísticos como a badalada Campos de Jordão, São Francisco Xavier, São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal -, a rota contempla municípios da Região Turística da Fé, como Pindamonhangaba, terra de Frei Galvão. Bem próximo, embora não integre a rota, está Aparecida, onde fica o Santuário da Padroeira do Brasil.

Vale do Paraíba & Mantiqueira é uma das 10 rotas do Sabor de SP, criado para divulgar a diversidade da culinária paulista, realçando a autenticidade, a cultura e a história de diferentes regiões do estado. Na segunda quinzena de novembro o programa estará em Santos e Baixada Santista.

Dona Chica na Horta

Sabe quando a sofisticação está na simplicidade? É esta a sensação que passa o restaurante Dona Chica na Horta, uma preciosidade instalada em uma ampla área florida com horta, playground, lago e espaço de relaxamento no bairro dos Mellos, em Campos de Jordão. A condução é do chef Anderson Oliveira, anfitrião de primeira linha que criou um cardápio com essência de almoço em família aos domingos, baseado 80% em insumos locais, impulsionando a circulação dos produtos da região.

Anderson diz prezar pelo simples e bem feito, honrando a memória da bisavó, que dá nome ao restaurante. E põe bem feito nisto! As receitas são formuladas com alimentos frescos e típicos da região como truta, pinhão, cogumelos, plantas alimentícias não-convencionais (PANCs), frutas da montanha.

O que torna inesquecível o sabor do cupim assado em baixa temperatura ao molho de pinhão, acompanhado de creme de mandioca. Ceviche de truta, mix de bolinhos da casa, sorvete de capim santo e a premiada Paella da Montanha (com truta e arroz Piagui) são outras delícias da casa. E como o almoço é em família o restaurante oferece um “cãodarpio”, com gostosuras formuladas especialmente por veterinários para o melhor amigo do homem.

Onde fica: Dona Chica na Horta, rua Elídio Gonçalves da Silva, 800, bairro dos Mellos, Campos do Jordão. www.donachicanahorta.com.br

Bananinha Paraibuna

A marca é conhecida há décadas no país e mantém um alimento completamente natural, sem qualquer aditivo ou conservante, produzido com técnicas relativamente artesanais. A fábrica da Bananinha Paraibuna, na cidade de Paraibuna, é uma extensão da casa onde vivia o patriarca Célio Geraldo e sua família, que iniciaram em 1975 uma inspiradora história da culinária paulista.

Célio produzia doce de banana caseiro e ia de bicicleta vender na rodovia Tamoios. Hoje a fábrica está sob o comando da neta Letícia e conta com vários familiares na operação, que diversificaram a linha dos produtos, sem perder a essência e o cuidado no preparo do doce. Além das tradicionais (com ou sem açúcar), há opções com castanhas, chocolate, amendoim, cacau em pó e até novidades como as paçoquinhas. Os doces não possuem glúten e são veganos, sem nenhum ingrediente de origem animal.

Onde fica: Rua Joaquim Alves de Oliveira, 156 – Vila de Fátima – Paraibuna/SP, tel  (11) 9 8211-5771, www.bananinhaparaibuna.com.br

Eisland Gelatos da Fazenda

Os 12 tipos de sorvete fabricados atualmente pela Eisland Gelatos têm na composição o leite produzido pelas vacas da raça Jersey, que vivem na fazenda onde está instalada a fábrica, em Santo Antonio do Pinhal. Esta raça fornece um alimento com mais cálcio, mais proteína e mais gordura. Também há todo um cuidado com o bem-estar e a alimentação do animal, pois faz diferença no leite e muda o produto final.

“A qualidade de um bom gelato depende 80% do leite”, revela Renata Galvão, responsável pelos criativos e saborosíssimos sorvetes que fabrica junto com o marido Marcos Galvão. Os gelatos são livres de gordura trans e gordura hidrogenada. O preferido do público é o doce de leite com macadâmia, mas fica difícil dizer qual o melhor entre banofee, pistache, mascarpone com jabuticaba, torta de laranja, chocolate belga …

Onde fica: Estrada Municipal Pedro Joaquim Lopes, 2400, bairro Lageado, Santo Antonio do Pinhal.

Azeite Extravirgem Rossini

Visitar a propriedade de Luiz Augusto Rossini é receber uma generosa aula sobre azeites e se deixar conquistar pela simpatia do anfitrião, que largou a profissão de psicólogo para se tornar um produtor de azeite em Santo Antonio do Pinhal. Rossini cultiva 2 mil oliveiras, cujos frutos são colhidos manualmente, com especial cuidado no manuseio, moagem e armazenamento para não interferir na qualidade do produto, de sabor extremamente delicioso.

“Azeite é o segundo produto mais falsificado no país. Não existe azeite barato. O índice de acidez até 0,8 indica que é extravirgem; a parti de 0,8 até 2% é virgem; acima de 2% é o lampante, que não serve para consumo humano, mas é o que é usado em falsificação ao ser misturado com soja, corante, saborizante”, alerta. E completa: “Quanto mais baixo o índice de peroxido (grau de oxidação do azeite), que consta na embalagem, melhor o azeite. E quanto mais jovem, melhor é para a saúde”.

Onde fica: Estrada do Barreirinho, 1700, bairro do Rio Preto, Santo Antônio do Pinhal,  www.azeiterossini.com.br

Azeite Sabiá da Mantiqueira

Onde há menos de 10 anos era uma fazenda de gado de corte, hoje é a casa do Azeite Sabiá, um dos mais premiados do país e com vários títulos internacionais. Dos cerca de 300 tipos de azeitonas usados para azeite, 5 são plantados na Fazenda Sabiá, que este ano produzirá 20 mil litros do alimento.

A propriedade é da jornalista Bia Pereira e o administrador Bob Costa. Apesar de ser um projeto familiar, eles buscaram consultoria especializada para as melhores práticas, desde o plantio, passando pela poda até a colheita e o armazenamento. Hoje o azeite Sabiá é encontrado em 4 tipos: a Arbequina, a Arbosana, a Koroneike e o Blend Especial, cada um com características bem especificas.

A Sabiá mantém em sua propriedade uma oliveira centenária, de mais de 300 anos, trazida de Montevidéu, Uruguai. A oliveira é uma árvore sagrada, que simboliza paz, resiliência, sabedoria.

 

Onde fica: Estrada Municipal Pedro Joaquim Lopes, Estrada do Lageado, 3931, Santo Antônio do Pinhal.

Kallas da Serra, Cunha

O porco na lata, uma antiga receita de tropeiros passada de geração em geração, é um dos sucessos da cozinha da Kallas da Serra, um delicioso restaurante de comida caipira instalado em Cunha, na estrada real que leva a Paraty, cercado por lírios e outras flores que compõem um lindo jardim.

A casa era uma antiga venda da família para produtos da roça, mas há 9 anos Célia Regina Gonzaga Novaes e o marido, José Paulino, passaram a servir almoço e a fama de comida boa se espalhou. “Aqui era caminho de tropeiros que iam para Minas Gerais. Tia Lalá nunca foi em Minas e fazia comida semelhante à mineira”, conta Célia, que tem a preocupação de não deixar morrer o rico legado na cozinha.

E basta olhar o cardápio, com alimentos sem conservante, sem corante, com verduras da horta: frango a moda caipira, torresmo mix, batata caipira, bolinho de porco na lata, vaca na lata, geleias várias.

Para beber, sucos de lavanda, limão cravo e outras ideias sugestivas e o vinho de framboesa cultivada na propriedade, criação de José Paulino.

Onde fica: Rodovia Salvador Pacetti Km 64. Estrada Real Cunha-Paraty, bairro Taboão, tel(12) 9 9773-1070 www.facebook.com/Kallasdaserra

Restaurante Artesão

Cestinhas de truta defumada, tartar de porco, torresminho, bolinho caipira com massa de farinha de milho e recheio de carne moída, variados sabores de pizza e o famoso cupim assado 12 horas no forno a lenha são algumas das iguarias do Restaurante Artesão, em São Francisco Xavier. A costelinha, um prato bem regional, é um dos mais pedidos. A ambientação da casa tem objetos de casa de avó para o cliente se sentir em casa.

O cardápio é criação do chef  e proprietário Lucas Gonçalves da Silva, um nativo da Serra da Mantiqueira que teve seu primeiro contato com a culinária aos 10 anos, quando acompanhava a mãe no trabalho. Lucas conseguiu realizar seu sonho em 2014 ao ingressar na faculdade de gastronomia do Senac de Campos de Jordão. Sua pesquisa acadêmica mesclou a comida caipira com a cozinha moderna, priorizando os ingredientes que a terra oferece. “

Onde fica: Rua Ezequiel Alves Graciano, 121, Centro, São Francisco Xavier, (12) 9 9716-1112
Instagram: @oartesaofx

Pousada e Restaurante 7 Nascentes

José Arteiro de Almeida e a esposa Sílvia Helena comandam a pousada e restaurante 7 Nascentes, um lugar acolhedor no alto de uma montanha, a mais de mil metros de altitude, no bairro de Gomeral, em Pindamonhangaba. A estrada apresenta alguns desafios, mas a viagem é recompensada pela receptividade dos proprietários e a excepcional paisagem a perder de vista das montanhas.

A pousada pertencia ao ator Walmor Chagas e José era seu caseiro. Em reconhecimento às décadas de bons serviços prestados, Walmor passou a propriedade para José, que junto com a esposa abriu o restaurante com pratos à base de trutas frescas, carne de porco, frango caipira, bolinho de chuva, geleias de jabuticaba e de amora colhidas na horta, entre outras iguarias.

Endereço: Estrada Municipal Tancredo Neves, Pedrinhas/Gomeral – Guaratinguetá, (12)99719-9081, Instagram:@pousada7nascentes

Cervejaria Campos do Jordão

Inaugurado em 2020, o Parque da Cerveja Campos de Jordão, entre as montanhas mais altas da Serra da Mantiqueira, proporciona verdadeira imersão no universo cervejeiro. Por ali o visitante transita entre cervejas especiais, vivencia experiências gastronômicas, faz compras na lojinha da marca ou mesmo um piquenique na extensa área do parque. O mirante com chão envidraçado oferece uma vista espetacular de toda a Serra.

Além do parque, a Cerveja Campos conta com um Play Pub no centro de Campos do Jordão, onde o cliente pode pedir a tábua de experimentação dos 7 rótulos produzidos pela marca: Larger, Dunkel, Avelã, Ginger, Pinhão, Dark Strong Ale e American Ipa. E também tábua de coquetéis a base de gim. Atualmente a Cerveja Campos produz 50 mil litros por mês,

Onde fica: Estrada Municipal Paulo Costa Lenz Cesar, 2150, Gavião Gonzaga, Campos do Jordão, tel (12) 9 9782-6000, www.cervejacamposdojordão.com.br

Cervejaria Dilema

Amigos de infância, há cerca de 10 anos o engenheiro químico Vitor de Toledo e Conrado Leite realizaram um sonho comum e abriram a própria marca de cerveja. “Na época o mercado de cervejas artesanais estava começando a acontecer no Brasil, enquanto que nos EUA e Canadá já estava em uma crescente. No início só vendíamos para os nossos amigos”, contam os donos da Cervejaria Dilema, em Tremembé. A fábrica ficou pronta apenas em 2018.

O foco da Dilema são IPAs e 80% do portfólio são de variações deste estilo. A produção está em 5 mil litros por mês. Trabalham entre 8 a 10 rótulos envasados em lata e com uma sazonalidade.

Onde fica: Estrada Municipal Carlos Miranda Barreto, 521 – Jardim Maracaibo, Tremembé, www.cervejariadilema.com.br

Caras de Malte Cervejaria

A Caras de Malte é uma cervejaria que se impõe pela qualidade de sua cerveja, pela excelência da gastronomia e pela divertida narrativa interplanetária que domina o amplo e bonito espaço. Os setes amigos e sócios desenvolveram, com a ajuda de consultoria na área, receitas das principais escolas cervejeiras, alemã, inglesa e americana e foram trabalhando as suas variações e sazonalidades com produtos regionais. Atualmente, a marca produz de 10 mil litros por mês.

 

Uma das sugestões de acompanhamento oferecidas no cardápio é o joelho de porco estelar, que harmoniza perfeitamente com a Blazar, que é uma imperial IPA, Quem quiser provar todos os rótulos é possível pedir a régua de degustação.

Onde fica: Avenida Pedro Paulo, 1500, Descansópolis, Campos do Jordão, Tel (12) 9 9632-7747, www.carasdemalte.com.br

Estância Silvânia

A 8 km do centro de Caçapava fica uma das queijarias mais premiadas do país: a Silvânia, instalada na Serra do Palmital que emenda com a Mantiqueira. Na fazenda são criadas 200 cabeças de gado da raça de origem indiana Gir leiteiro que se espalham em 60 hectares de terra, com nascentes e lagos.

A queijaria produz e comercializa lácteos artesanais 100% A2, com animais criados a pasto, com manejo seguro e livre de hormônios. levando saúde e sabor para a mesa dos consumidores. A fazenda tem produção 30 quilos/dia, com 14 tipos de queijos encontrados em empórios e sob encomenda.

Entre eles o Primavera, medalha de ouro no Mondial du Fromage em Tours na França em 2021. É feito de leite cru, massa prensada não cozida, óleo essencial de lavanda e revertido com um mix de flores orgânicas comestíveis. E ainda o inusitado Taiada, bronze no Mondial na França, com leite cru e massa prensada semi cozida e com Iça, a rainha do formigueiro, que proporciona uma sensação crocante.

O reprodutor – Na fazenda vive Teatro, um boi de uma tonelada de pura mansidão que foi o primeiro clone da raça Gir no mundo. Em 12 anos de vida já foram coletadas e comercializadas 50 mil doses de sêmen – 20 mil só para a Índia.

Onde fica: Rodovia Prefeito Osório da Cunha Lara Neto, 5999, Caçapava, tel (12) 9 9720-0046, www.estanciasilvania.com.br

Quinta dos Cogumelos

Quem imagina uma plantação de cogumelos a céu aberto irá se surpreender ao visitar a Quinta dos Cogumelos, no alto de um morro em São Bento do Sapucaí. A produção de cogumelos envolve processos trabalhosos, complexos, demorados e estufas e salas climatizadas, por isto foi necessário muita pesquisa e consultoria especializada contratada pelo casal Célia Félix de Paula e Winston, que decidiram investir no negócio após  uma longa temporada fora do Brasil.

São Bento do Sapucaí foi a escolha certa e hoje eles comandam a produção da Quinta dos Cogumelos, com produção de shitake e shimeji e juba de leão, um tipo menos comum de achar e com propriedades medicinais. A venda é feita por distribuidores e oferece também produtos desidratados, congelados, além de kits para risotos, sais de cogumelo, pós temperados, entre outros.

Onde fica: Estrada Municipal Vital José de Barros, Km 1,5, bairro Alto Serrano, São Bento do Sapucaí, tel (12) 9 9626-1100, www.quintadoscogumelos.com.br

Comedoria Literária

Alimento para o corpo e para a alma, a Comedoria Literária é um lugar encantador instalado em um casarão de 1832, ao lado da igreja matriz em São Bento do Sapucaí. A casa é comandada pela gestora cultural e professora Vanderlea Barboza e funciona como espaço cultural – com cursos, exibição de filmes, saraus, shows, contação de histórias – e café e restaurante, com comidinhas da culinária caipira que aguçam a memória afetiva dos que vão lá saborear.

“É um espaço para “ficar””, afirma Vanderlea, uma apaixonada por literatura. “Além da refeição, o cliente pode ler, circular pela construção histórica, apreciar a arte que está exposta”, sugere. O cardápio é criação de sua filha, a chef Ariadine Rumie. Tudo é feito artesanalmente, com carinho, da focaccia da casa (servida com tábua de queijos e caldos) a lentilha germinada, passando pelo bolinho caipira, o curau de milho recheado com queijo, creme de grão de bico e pesto de manjericão e outras delícias.

Onde fica: Rua Pintora Adelaide Azevedo Mello, 306, São Bento do Sapucaí.

 

Fotos: Mirian Ribeiro