Digital Jazz

Fui testemunha da história

05/08/2022
Fui testemunha da história | Jornal da Orla

Em 2016, pude vivenciar um dos momentos mais especiais da minha carreira de produtor cultural. Senti presencialmente toda a energia que vibra neste endereço secreto no Rio de Janeiro. Assim como a turma da Bossa Nova fazia no final dos anos 50, com reuniões e encontros memoráveis no apartamento da inesquecível Nara Leão em Copacabana.

A tradição destes encontros continua viva até os dias de hoje, neste local mágico, somente para ilustres convidados, que tem a senha e que não pode ser revelada.

Nesta noite lá estavam mais de 40 artistas da nossa música, numa situação absolutamente inimaginável.

E eu ali, perdido, atônito, apenas registrando como podia, numa jam dos músicos convidados e também pude assistir no telão a primeira exibição pública da parceria inédita entre Marcos Valle e o poetinha Vinicius de Moraes.

Na semana seguinte, eu estava lá novamente no Rio de Janeiro, num dia 6 de agosto, desta vez no belíssimo Teatro Vivo Rio, localizado no Aterro do Flamengo, onde Marcos Valle e sua banda receberam no palco, a talentosa cantora Stacey Kent e seu marido, o saxofonista Jim Tomlinson, para lançar o DVD/CD gravado ao vivo em NYC, no templo do Jazz “Birdland”, de Gianni Valenti. Para este show especial, nada mais nada menos do que os convidados especiais, Edu Lobo e Dori Caymmi.

O nome do tema tão esperado, não por acaso, chama-se “Amando Demais”, composição até então inédita da dupla, Marcos Valle (música) e Vinicius de Moraes (letra). Os versos são do ano de 1967.

O culpado disso tudo foi o violonista, cantor e compositor Carlos Lyra, que, num gesto muito bonito em 2013, profetizou: “Estou aqui para preencher uma lacuna… realizar uma parceria que nunca houve… Vinicius de Moraes e Marcos Valle”. Esta frase foi proferida por ele, num evento de comemoração do centenário de nascimento do “poetinha”, na presença de vários amigos. Inclusive, este vídeo raro e emocionante está disponível na internet. Não deixe de assistir.

Não preciso nem dizer que Marcos Valle quase desabou ao ouvir aquelas palavras e instantaneamente soltou por duas vezes um palavrão.

Talvez pela alegria, pela surpresa ou por sentir a grande responsabilidade de completar aquela parceria atemporal.

Vinicius nos deixou em 1980 e como não foi possível fazer todas as coisas que ele gostaria de ter feito, seus herdeiros de direito (Carlos Lyra é um deles), tem o poder e o dever de corrigir algumas injustiças.

Marcos Valle lançou na época em grande estilo o DVD/CD “Marcos Valle & Stacey Kent Live At Birdland NYC”. A voz suave e afinadíssima da talentosa cantora, que canta muito bem em português, foi escolhida para este tão importante registro. Eu estava lá e fui testemunha da história! Gratidão! Viva a música!